Artigos

Rapidinhas, babados e achados – por Luciana Manica

A idoneidade do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) vem sendo questionada novamente. Passou a barrar o direito de voto de suas associadas que não andam na linha. O Ecad é instituição privada, sem fins lucrativos, responsável pela arrecadação e distribuição da grana vinda dos direitos autorais de execução pública musical.

Essa aberração de coleta de fundos e repasse da verba aos titulares dos direitos autorais não foi copiada. Nenhum país oferece algo similar aos músicos, intérpretes e executantes, ditos protegidos pelo Ecad (nos moldes do sistema brasileiro).

Aliás, diga-se de passagem, o Brasil é berço de diversas coisas inexplicáveis, como por exemplo, estar na situação que está e se candidatar a sediar uma olimpíada e ainda estar feliz por isso.

Mas afinal, qual é o barraco atual do Ecad? O Ecad é administrado por suas associadas, e parece que a Sadembra (uma dessas aí) foi convidada a se retirar, por supostamente não repassar os valores arrecadados a seus associados. As associadas ASSIM e a ABRAC foram readmitidas, mas não podem votar.

Bacana o Ecad se preocupar com isso, mas pena que ele mesmo não é fiscalizado por ninguém! Aí a coisa complica … mas isso já não é mais novidade em se tratando de direitos autorais.

Alô, alô Rio de Janeiro, aquele abraço! A fiscalização está a mil contra produtos que estão sendo vendidos com marca das olimpíadas e paraolimpíadas! Depois não digam que não avisei. Você comerciante, não invente de pegar carona nos símbolos oficiais para chamar atenção do consumidor. Olimpíada será você conseguir pagar a conta depois de ser flagrado violando o “espírito olímpico”.

Construtora, vá de PBQP-H! Melhor, que vão todas ao estilo PBQP-H! Calmem, não estou xingando ninguém. O PBQP-H é o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, do Ministério das Cidades. Resumo, é algo ao estilo dos parâmetros do ISO, com etapas certificadas e regras específicas.

Mas afinal, o que isso tem a ver? Simples, toda e qualquer empresa, independentemente do segmento, deve adotar modelos de gestão estratégica da inovação. Sempre é válido avaliar, principalmente em momento de crise, modos de evitar desperdício de tempo, material, análise de estoque, métodos de venda, reavaliação de parcerias, etc. Se você revisar e planejar etapa por etapa, certamente obterá mais produtividade e eficiência. Não feche os olhos para o que está diante de você.

Psiu! Te liga aí! Seja por questões trabalhistas, amorosas ou apostas. O WhatsApp mesmo que negue acesso a mensagens, pode acessar conteúdo de conversas entre seus usuários, mesmo que deletadas!! Esses dados podem ser acessados tanto fisicamente quanto remotamente, por meio de sistemas de backup. Explico, o tal sistema de criptografia não permite o acesso às conversas quando elas estão em trânsito. Quando as mensagens chegam nos aparelhos a coisa muda de figura. Então, fica a dica para usar o velho sistema “olho no olho”, que aí não tem erro.

Com essa me despeço, com ouvidos atentos para o próximo “babados e achados”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo