CAMPANHA. Werner propõe priorização de uso do transporte coletivo para a população santa-mariense
Por FRANCIELE MARQUES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Candidatura
Uma das grandes preocupações da comunidade santa-mariense é a mobilidade urbana. Santa Maria é uma cidade de porte médio comparada a outras no país, mas convive com problemas de cidade grande, por causa dos deslocamentos demorados e as ruas esburacadas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), Santa Maria, em 2015, tinha cerca de 146.770 veículos em circulação.
Uma das soluções propostas pelo Partido Pátria Livre (PPL) é o uso do transporte coletivo que, em Santa Maria, ainda é pouco utilizado. “Nós temos os deslocamentos a pé e de bicicleta, que são 30% do total. Temos a locomoção privada ou de carro absolutamente hipertrofiada e exageradamente alta. Algumas estatísticas ficam entre 45 e 47%. Os deslocamentos de ônibus estão entre 23% e 27%”, afirma o candidato do PPL a prefeito, Werner Rempel.
Ao assumir a Prefeitura, o PPL quer dar prioridade ao transporte coletivo. “A prioridade ao transporte coletivo se dá fazendo com que as linhas de ônibus trafeguem em vias com boa pavimentação e atinjam os destinos rapidamente”, observa Werner. Ele almeja colocar em ação o que diz o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. “Podemos ter uma linha troncal leste/oeste, ligando Camobi a Tancredo Neves, com um transporte rápido, o Transporte Rápido por Ônibus (BRT)”, comenta o candidato do PPL.
Para Werner, o plano de governo para a mobilidade urbana terá como base o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria criado pela Associação de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM). “Não vamos inventar a roda, vamos utilizar os projetos que já foram feitos a muitas mãos”, diz o candidato.
Para conhecer as propostas de Werner e Crisóstomo, da chapa “Para cuidar bem de Santa Maria”, e dos candidatos a vereador do PPL, acesse o site www.werner54.com.br e acompanhe as postagens pelo Facebook @wernerprefeito54.
Nada novo ou viável. Utilizar mais transporte coletivo é cultural, não muda nem se o próximo prefeito for reeleito e tiver oito anos. Dá para começar algo, mas o resultado demora. A menos que alguém surja com uma idéia “genial”, Capellari em Porto Alegre sugeriu a criação de uma CIDE municipal para encarecer a gasolina e subsidiar as passagens de ônibus. Ia ser engraçado assistir o bafafá.
BRT se não me engano estava no PAC e a chance maior é que saia logo depois do metrô subterrâneo da capital. Não que seja algo de outro mundo, é um corredor de ônibus com paradas mais sofisticadas.