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Sarada até o verão! – por Luciana Manica

Idea

Pode soar milagroso, mas é possível! Explico, santo de casa não faz milagre, mas o meu santo tem nome: franquia. Tornar-se um franqueado pode ser a melhor maneira de ser dono do seu próprio negócio. Ao menos você terá um mentor (franqueador), que já passou por todas as dificuldades possíveis, fez um plano de negócio com viabilidade para dar certo … e que ainda estará de olho no seu negócio, aparando as arestas.

Claro que nem tudo são flores, se você não quer meter a mão na massa, desista da franquia, até porque quem não vai lhe escolher é o franqueador. Ele busca alguém com ambição e dedicação plena, portanto, tem todo o direito de não aceitar seu perfil de “pré-aposentado anunciado”. Não basta querer, você tem que ter afinidade e se identificar com a franquia. Amar cachorrinho não é suficiente para ter uma franquia de pet shop!

Você deverá atentar para o valor de investimento inicial e ter em mente o prazo de retorno. Milagres, em verdade, não existem. Se o aporte inicial foi baixo, dificilmente ficará rico em 2 anos. Acertar na mega-sena será bem mais provável!!

Outra dica é testar o produto antes. Gostei de um caso que o cara já havia experimentado dieta da sopa, dieta da lua, da proteína, corrido maratona e nada de emagrecer. Testou o produto, aprovou (perdeu 18kg em 3 meses) e se tornou o primeiro franqueado. Acho que serei a segunda!! (rsrsrs).

A franquia não é tão complexa a ponto de ser inviável, mas também abarca muito mais que uma mera licença de uso de marca, patente ou know-how. O franchising nada mais é que um modelo de negócio. Claro que não é um contrato que estamos habituados a fazer no dia a dia. Você se deparará com expressões como circular de oferta de franquia (COF), royalties, taxa de propaganda, taxa de franquia, etc.

Mas deve estar se perguntando, com tanta taxa, quando que vou ganhar dinheiro? Depende da franquia. Mas então, qual é a vantagem? São inúmeras. Primeiro, o franqueador não é seu inimigo, e sim, seu parceiro, porque seu negócio é extensão do dele. Logo, imagem do produto, serviço deverá manter um padrão, a qualidade e o modus operandi também. Segundo, as estratégias adotadas já foram devidamente estudadas, a propaganda poderá ser em rede nacional e não apenas no rádio AM ou no jornal do bairro, e por aí vai.

O contrato de franquia pode abarcar uma marca já conhecida do público, assim você não terá maiores gastos para a identificação da marca com o produto ou serviço que passará a explorar (não mais que a taxa de propaganda, rsrsrs). O know-how (saber fazer) será repassado, o que evitará que você fique quebrando a cabeça para desenvolver algo que estará no manual, bem explicadinho.

Mas cuidado, franquias baratas podem ser sinônimo de marca não exclusiva ou de uma patente (invenção) já em domínio público. De que adianta você pagar por uma suposta exclusividade numa determinada região se toda e qualquer pessoa teria acesso sem pagar um tostão?

Mas chega de antecipar a matéria, isso tudo e mais um pouco vocês terão acesso num curso ofertado pela Associação Brasileira de Franchising em parceria com o Sebrae em Santa Maria, no dia 29.09 (espia lá http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/cursos-e-palestras e se inscreve já). Eu já escolhi a minha franquia para investir, e você? Nos vemos no verão!

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que você vê aqui é reprodução de imagem de divulgação.

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