Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, a Câmara e um balaio de candidatos atrás do espólio de 35 mil votos

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 1º  de setembro, no jornal A Razão:

Da atual composição da Câmara de Vereadores, lá não estarão, compulsoriamente, representantes de 35 mil eleitores (foto Divulgação/AICV)
Da atual composição da Câmara de Vereadores, lá não estarão, compulsoriamente, donatários de 35 mil eleitores (foto Divulgação/AICV)

Um balaio de gente atrás do espólio de 35 mil votos

O colunista fez uma soma rápida no site do Tribunal Regional Eleitoral. Contou os votos recebidos, há quatro anos, pelos vereadores que concorrem a cargo majoritário, desistiram de participar do pleito, foram cassados ou, no caso de Maria de Lourdes Castro, falecida.

O total é extraordinariamente elevado. São, em números redondos, 35 mil votos. Ou um quarto do total de válidos em 2012 – perto de 155 mil. Qualquer avaliação que se faça acerca de renovação (ou até aumento da votação de alguns que concorrem à reeleição) não pode passar longe desse número.

Aí está uma ótima explicação para o fato de não poucos concorrentes tentarem se colocar como aliados, afiliados ou até substitutos de alguns dos faltantes nesse pleito. Um décimo desse total garante a eleição. Por qualquer partido.

Convenhamos: é desnecessário até desenhar, para entender a brigalhada reinante por conta desse espólio. E que alcança, na prática, todas as principais agremiações.

IMPEACHMENT E O…

Se o requerimento surgisse há um ano, é improvável que andasse eventual processo de impeachment do prefeito Cezar Schirmer – qualquer que fosse a razão. Agora, porém, a proposta contou com incríveis 18 votos de apoio.

…COLUNISTA EX-CARECA

Convenhamos. Sem entrar no mérito (que até pode existir), o fato é que a base do governo, de forma peculiar, se desintegrou. Se isso nada tem a ver com a sobrevivência política em 2 de outubro, o colunista é cabeludo.

MAS, OUTRA VEZ?!

É rumor recorrente desde que José Ivo Sartori assumiu o Piratini. E chegou aos bastidores, de novo, esta semana: Cezar Schirmer estaria assumindo uma secretaria e José Farret ficaria na Prefeitura no final do governo. Então, tá.

UFSM “MUNICIPAL”

Esta, mais ou menos assim (mas com esse sentido preciso) é do amigo advogado Giorgio Forgiarini, em papo sem compromisso: “do jeito que os candidatos estão, daqui a pouco vão sugerir municipalizar a UFSM”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo