NÃO CUSTA LEMBRAR. 100 milhões de processos em tramitação no Judiciário do País. Isso, no ano passado
Confira a seguir trecho da nota publicada na noite de 15 de setembro de 2015, terça:
“CIDADANIA. Há mais de 100 milhões de processos tramitando na Justiça do País, em todas as instâncias
Você pode ver por vários ângulos a informação disponível no levantamento anual “Justiça em Números”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça. O mais positivo, provavelmente, é a consciência da cidadania, que afinal busca seus direitos quando os entende desprotegidos.
No entanto, de outro lado, os números ajudam a entender por que muita gente entende que há morosidade excessiva do Judiciário (algo a ser devidamente aquilatado). Afinal, desses 100 milhões de processos, em que ainda há uma decisão pendente, cerca de 70% são anteriores, e o restante é composto de demandas novas. E em ascensão. Algo, convenhamos, preocupante.
Para saber mais dos números, e ter também outras avaliações, vale conferir o material...”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, e até o momento em que este texto é programado, não há números disponíveis. Mas é certo que diminuição não houve. E fica a dúvida: o exercício da cidadania é pleno (com as reclamações por reparação de injustiças) ou, simplesmente, o Judiciário anda muito lentamente?
necessários.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.