BASTIDORES. Convenções do PTB e do PSDB, nova corrente petista, Jeferson no PT, bronca da edil Luci…

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site
Os bastidores do PTB ficaram agitados após a passagem do presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara (PTB), por Santa Maria na sexta-feira (26). No Hotel Morotin, ocorreu uma reunião com lideranças da sigla, onde foi anunciando que as convenções do partido irão ocorrer entre os dias 1º e 23 de julho.
A expectativa é de que a ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, mais conhecida como Kica, monte uma chapa para concorrer à Executiva Municipal da legenda. Hoje, à presidência da sigla está nas mãos de Jair Binotto, cargo de confiança no governo Pozzobom, lotado na Casa Civil.
Em 14 de janeiro, o site divulgou os primeiros sinais de fumaça em relação a um descontentamento dos vereadores Ovidio Mayer (PTB) e Deili Silva (PTB) quanto à gestão de Binotto (AQUI). Ambos são oposição a Pozzobom nos Legislativo.
Soma-se a isso os assédios de outros partidos em cima de Ovidio e Deili. O PRB do ex-presidente da Câmara, Alexandre Vargas, e do secretário estadual adjunto de Esportes, Jader Maretoli, por exemplo, está de portas abertas para ambos.
Também é preciso levar em consideração que Kica é irmã de Ovidio. Caso ela consiga assumir a presidência da sigla, o grupo do parlamentar assumiria as rédeas do partido. Para isso, é preciso, primeiro, conseguir o apoio do grupo de Deili e, depois, dialogar com Binoto e seus aliados.
Resistência Socialista
Mudanças internas se avizinham no petismo santa-mariense. Em breve, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o federal Paulo Pimenta (PT) irão fazer parte do mesmo grupo dentro da sigla.
Valdeci faz parte do movimento O Petismo é Maior, enquanto Pimenta integra a corrente PT Amplo. Ambos irão passar a integrar a Resistência Socialista, nova tendência nacional do PT lançada ano passado.
Entre os valores defendidos pela Resistência Socialista estão democracia, ética, generosidade, solidariedade, participação popular, soberania popular, amplo debate, auto-sustentação financeira e formação política permanente.
Ex-candidato a prefeito no PT
O ex-candidato a prefeito de Santa Maria, em 2012, pelo PSTU, Jeferson Cavalheiro, filiou-se ao PT. Ele foi apresentado aos militantes no sábado (27), na Plenária Regional sobre a Reforma da Previdência realizada pelos petistas na Câmara de Vereadores. Seu último partido foi o PSOL, o qual havia ingressado em 2017 (AQUI).
Tenho Dito!
A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) não concordou com a explicação do site para a sua icônica frase “agora já foi”, registrada na sessão Tenho Dito!, de domingo (28) (AQUI). Segundo a parlamentar, ela não disse que o vereador Vanderlei Araujo (PP) não estava autorizado a defender sua viagem.
“Eu pronunciei “em discussão” e ELE VANDERLEI disse não querer discutir. Ai alguém disse que ele teria que discutir. Quando ele foi até a tribuna eu já tinha colocado em votação e já tinha sido aprovada a viagem”, explicou a vereadora, que no momento ocupava a função de presidente em exercício do Parlamento.
Por fim, Luci ainda disse: “Às vezes, vocês dizem que nós soltamos “pérolas”, mas vocês escrevem cada “pérolas” que …”.
Convenção Estadual do PSDB
O PSDB realiza convenção estadual, no sábado (4), às 9h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na ocasião, será definido o novo Diretório Estadual da sigla.
Também haverá a escolha dos delegados que irão representar o Estado na Convenção Nacional do partido e a eleição dos novos integrantes do Conselho de Ética e Disciplina Partidária. Além disso, os segmentos Juventude, Mulheres e Tucanafro irão empossar seus novos coordenadores.
O Tucanafro é o único que terá eleição, pois os demais segmentos chegaram a um consenso. Destaque para a Chapa 2, que tem como candidato a 1º vice-presidente Elton Chaves, ex-presidente municipal do Tucanafro.

Ao lado dos taxistas
Você pode até ser crítico do mandato do vereador João Kaus (MDB), mas jamais vai poder dizer que ele não tem coragem de assumir uma posição. Em relação à polêmica frente ao serviço de motoristas de aplicativos, ele definiu sua posição.
“Estou do lado de quem hoje está legal por Lei da Câmara de Vereadores, quem não está legalizado, como é o caso dos aplicativos, devem ser considerados, pelo poder público, como trabalho ilegal em prejuízo a quem trabalha de acordo com a Lei”, afirma Kaus.
Fiscalização
A chuva forte da manhã de sábado não impediu o vereador Adelar Vargas – Bolinha (MDB) de fiscalizar os pontos de alagamento. Pouco depois das 7h, ele fez o registro abaixo na Comunidade da Picadinha.
Kuakuakuakuakuakuakua! Democracia, ética, generosidade, solidariedade, participação popular, soberania popular, amplo debate, auto-sustentação financeira e formação política permanente.. Quem lê isto até acha que estão bem intencionados. Até parece que Pimenta e Valdeci não são donos do partido na cidade.