Destaque

CAMPANHA. Pozzobom e Valdeci vão “armados” para debate na Cacism. E sobrou faísca para todos os lados

Muita água foi necessária para apagar as faíscas do debate entre Pozzobom e Valdeci, mediado por Ricardo Jobim, diretor da Cacism
Muita água foi necessária para apagar as faíscas do debate entre Pozzobom e Valdeci, mediado por Ricardo Jobim, diretor da Cacism

Por JOYCE NORONHA (texto) e DEIVID DUTRA (foto), no jornal A Razão

A última semana de campanha eleitoral começou agitada e cheia de faíscas entre os candidatos a prefeito, que participaram de debate no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), na manhã desta segunda-feira (24). Na apresentação inicial, Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) agradeceram os votos dos eleitores, que permitiram aos concorrentes chegarem ao segundo turno, que ocorre no próximo domingo (30). Os prefeituráveis também declararam que usariam o espaço para apresentar seus projetos para Santa Maria, caso eleitos. Porém, o embate foi marcado por acusações e ataques pessoais entre os candidatos.

O sorteado a fazer a primeira pergunta foi Pozzobom, que questionou Valdeci sobre como será a gestão dele em Santa Maria. “O senhor pretende quebrar a cidade assim como o PT fez com o país e o Estado?”, atirou o tucano. “Tenho orgulho do que fiz nos 8 anos de administração municipal. Quando entrei na Prefeitura, peguei um município quebrado e arrumei a cidade. O povo não está preocupado com acusações, eles querem propostas concretas”, rebateu o petista.

A abertura dos questionamentos deu o tom dos cinco blocos do debate, divididos em duas horas. Cada candidato tinha um minuto para fazer a pergunta, o oponente poderia usar também um minuto para resposta, mais um de réplica e outro minuto era para tréplica.

TÓPICOS

Entre os assuntos abordados pelos candidatos, Saúde e Segurança Pública com certeza foram os protagonistas. Os concorrentes ainda comentaram sobre Políticas Públicas para Mulheres, Infraestrutura e Meio Ambiente. Contudo, Educação foi um tema que não apareceu ao longo do debate.

ENCERRAMENTO

Para as considerações finais, mais uma vez foi realizado sorteio para saber qual candidato falaria primeiro, o resultado foi Pozzobom. O tucano repetiu um discurso que usou por todo o debate. “No domingo, os eleitores vão ter que escolher entre dois caminhos. Votar no Valdeci, que já foi prefeito e não fez um bom trabalho. Ou votar em mim, que nunca fui prefeito e garanto fazer um governo com seriedade”.

O petista defendeu-se com leveza. “Acredito que a minha chapa representa Santa Maria de verdade, pois tenho a Helen (Cabral) como minha vice. Uma mulher forte para me acompanhar neste trabalho. Depois eu reforço que tudo que eu faço e digo, é com cuidado. Eu penso muito antes de dizer qualquer coisa, para não ter que pedir desculpas depois”, pontuou, claramente remetendo ao comentário de Pozzobom sobre presentear a empregada com superbonder para que ela não tivesse mais filhos. Caso, que o candidato do PSDB lançou nota se retratando.

A avaliação dos promotores

O debate foi promovido pela Cacism em parceria com a Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria (AVCSM). O presidente da entidade, Rodrigo Décimo, considerou o embate positivo e de alto nível. “É um debate de ideias e ideais. É natural que os ânimos fiquem acirrados, mas acredito que trouxe grande contribuição e subsídios para que os eleitores façam sua escolha”, declarou.

Já o presidente da AVCSM, padre Silvio Weber, comparou o debate entre os candidatos ao Gre-Nal 411, que ocorreu no domingo. “Foi mais envolvente que o jogo. Com certeza um debate de alto nível e ficou claro que ambos querem o que é melhor para Santa Maria”, observou.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo