Destaque

ELEIÇÕES. Um inédito “segundo turno” e o que têm para mostrar o tucano Pozzobom e o petista Valdeci

O tucano Jorge Pozzobom e o petista Valdeci Oliveira protagonizam um fato inédito: é a primeira vez que Santa Maria tem segundo turno
O tucano Jorge Pozzobom e o petista Valdeci Oliveira protagonizam um fato inédito: é a primeira vez que Santa Maria tem segundo turno

Por JOYCE NORONHA (texto) e GABRIEL HAESBAERT (fotos), no jornal A Razão

Santa Maria vive neste domingo um marco da história política da cidade: a primeira vez que as eleições para prefeito terão segundo turno. Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) são os primeiros concorrentes a se enfrentarem nesta etapa do processo eleitoral na cidade. No primeiro turno, eles foram os candidatos mais votados, com uma diferença de 709 votos a mais para Valdeci.

Agora, das 8h às 17h de domingo, 203.043 eleitores são esperados nas urnas para a decisão de qual dos dois governará Santa Maria de 2017 a 2020. A estimativa da Justiça Eleitoral é que o resultado seja divulgado até às 20h30 do dia da eleição.

A TRAJETÓRIA DE VALDECI

Começou a vida pública nos movimentos comunitário e sindical na década de 80. Concorreu a cargo eletivo pela primeira vez em 1988, quando elegeu-se vereador, reelegendo-se no pleito seguinte. Assumiu como deputado federal em 1996 e em 2000, elegeu-se prefeito da cidade. Em 2004, foi reeleito, e, em 2010, após concluir o segundo mandato, foi eleito deputado estadual. Em 2014, reelegeu-se para a Assembleia Legislativa.

A TRAJETÓRIA DE POZZOBOM

Entrou para a vida pública em 2000, quando ficou na suplência para a Câmara de Vereadores. Em 2004, elegeu-se vereador de Santa Maria. Em 2006, concorreu a deputado federal e ficou na suplência. Fui secretário municipal de Assistência Social em 2008, e secretário-geral adjunto do governo do Estado em 2009. Em 2010, elegeu-se para Assembleia Legislativa, cargo para qual foi reeleito em 2014.

AS PROPOSTAS

O jornal A Razão pediu que os candidatos pontuassem suas prioridades e também para comentarem assuntos como Saúde, Segurança Pública e Educação, Infraestrutura, Cultura, Políticas Públicas para minorias, Finanças e Desenvolvimento Econômico. Leia abaixo o material na íntegra.

ENTREVISTA COM VALDECI OLIVEIRA (PT)

A Razão – Qual a sua maior prioridade para Santa Maria?

Valdeci – A saúde. É o setor que mais preocupa a população hoje. É fundamental que o prefeito eleito fortaleça a atenção básica, reestruture a rede municipal, recupere e amplie o Programa Estratégia da Saúde da Família e crie as condições para viabilizar a contratação de profissionais para as unidades, tendo em vista que o déficit existente é comprometedor. Esse quadro todo impacta na superlotação dos pronto-atendimentos e dos hospitais.

A Razão – Como o senhor descreve a oportunidade de estar concorrendo neste momento histórico de Santa Maria, que é a primeira vez que a cidade tem um segundo turno?

Valdeci – É uma honra e um orgulho muito grande . Ter sido o candidato vencedor do primeiro tendo apenas um minuto e meio de tempo de televisão ampliou a nossa confiança e a nossa determinação. Espero que a campanha propositiva que eu e a Helen realizamos desde o primeiro dia possa sair vencedora no domingo. Vamos trabalhar muito até o último minuto possível.

A Razão – O que a população pode esperar do senhor para…

…Saúde

Valdeci – É a área que mais carece de atenção. O foco principal será ampliar as equipes da Saúde da Família, mobilizar pela abertura efetiva do Hospital Regional, implantar o teleagendamento de consultas, criar o terceiro turno de atendimento em unidades que sejam referências regionais. Vamos discutir com o setor a criação de uma Fundação Pública Municipal para agilizar a contração de profissionais, como médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos.

…Segurança Pública

Valdeci – Uma das primeiras medidas da minha gestão será criar a Secretaria de Segurança Pública. Não adianta fazermos planos e mais planos se não existir orçamento próprio e uma equipe enxuta e integrada por técnicos para trabalhar esse setor. Mais iluminação, mais áreas de lazer para a comunidade e a criação do Policiamento Comunitário também são ações fundamentais que serão desempenhadas pela Secretaria.

…Educação

Valdeci – Vamos priorizar a construção das 12 creches do Programa Proinfância do governo federal. Desde 2010, os recursos estão na cidade, mas nenhuma unidade sequer foi construída. Da mesma forma, queremos, gradativamente, implantar o Turno Integral na rede municipal. É uma política transformadora que dialoga com a saúde, o esporte, a cultura e a inclusão. É bom ressaltar que não se faz educação sem valorizar o professor e os servidores do setor.

…Infraestrutura

Valdeci – O primeiro passo para recuperar a infraestrutura urbana será a criação de um Plano Emergencial de Recuperação do Pavimento, já que inúmeras ruas estão crivadas de buracos. Também será preciso executar um Plano de Novas Obras para resolver problemas de mobilidade e de transporte. Para viabilizar os recursos necessários para essas medidas e para as demandas do interior, vamos criar a Secretaria de Captação de Recursos e Projetos.

…Cultura

Valdeci – As prioridades na área serão a democratização cultural, a promoção artística e a preservação do patrimônio histórico. Quero retomar o Festival de Vídeo e Cinema e buscar as condições e os recursos necessários para revitalizar espaços culturais extraordinários que temos, caso da Casa de Cultura, do Centro de Atividades Múltiplas, da Concha Acústica e da Vila Belga. Vamos cumprir o Plano Municipal de Cultura.

…Controle de Finanças do município

Valdeci – É fundamental zelar pelos recursos públicos e pela sua correta aplicação. Vamos modernizar a gestão para fortalecer os mecanismos de controle e para ampliar a transparência.  Santa Maria tem um corpo de servidores muito qualificado, que tem todas as condições para manter e aperfeiçoar permanentemente o gerenciamento sobre as finanças.

…Políticas públicas para minorias (mulheres, negros, LGBTs, deficientes, idosos)

Valdeci – Eu coordeno a Frente Parlamentar contra a Discriminação na Assembleia Legislativa. Essa experiência vai me ajudar no trabalho de retomar um conjunto de políticas nesse setor tão importante. A Helen também tem uma trajetória de luta e atuação muito forte nessa área. Nós queremos que Santa Maria cada vez mais se consolide como uma cidade respeitadora das diferenças, inclusiva, tolerante e estimuladora da cultura da paz e da solidariedade.

…Desenvolvimento econômico

Valdeci – A primeira tarefa é valorizar e apoiar o empreendedor local. Para isso, eu e a Helen defendemos a criação do Escritório do Empreendedor – espaço público que vai atuar para desburocratizar a emissão de alvarás e licenças -, o fortalecimento do Distrito Industrial, o apoio ao Santa Maria Tecnoparque e a realização de parcerias com o Sistema S para capacitação de micro e pequenos empreendedores.

A Razão – Deixe um último recado para os santa-marienses.

Valdeci – Quero agradecer muito os e as santa-marienses pela recepção a nossa campanha. Eu e a Helen queremos muito vencer o pleito para retomar, com trabalho e humildade, o desenvolvimento e a inclusão nessa cidade. Estou preparado para isso, já governei a cidade em situações adversas e sei por onde começar. Nesse domingo, vote 13, vote em quem representa a mudança de fato e eleja, pela primeira vez, uma mulher vice-prefeita.

ENTREVISTA COM JORGE POZZOBOM (PSDB)

A Razão – Qual a sua maior prioridade para Santa Maria?

Pozzobom – A principal delas, aquilo que será o primeiro ato de governo, será acabar com as filas nas unidades de saúde, com a contratação imediata de 50 médicos, 50 enfermeiros e 50 técnicos em enfermagem. Junto com a Saúde, também são prioridades Segurança Pública e Geração de Emprego e Renda. São as principais carências de Santa Maria. Mas não vamos deixar de lado a mobilidade urbana, a educação, a assistência social, a cultura, o esporte, etc.

A Razão – Como o senhor descreve a oportunidade de concorrer neste momento, na primeira vez que a cidade tem um segundo turno?

Pozzobom – Desde quando o partido me escolheu para concorrer a prefeito que eu tenho dito que essa é a missão mais bonita que eu já tive na minha vida. O fato de estar participando deste segundo turno é consequência de anos de vida pública, de trabalho pelos santa-marienses, de ficha limpa. Eu amo Santa Maria, e ser o prefeito é uma grande oportunidade de retribuir tudo o que a cidade me deu.

A Razão – O que a população pode esperar do senhor para…

…Saúde

Pozzobom – A abertura imediata do Hospital Regional, que conseguimos após muita pressão definir quem administrará; a implantação do Centro de Especialidades Médicas e Central de Exames; a recuperação física, a informatização e a padronização das Unidades de Saúde; o programa Mãe Santa-mariense, de apoio pré-natal e às crianças recém-nascidas; a ampliação de qualificação das equipes de Saúde da Família; o Mutirão Fila Zero; o Teleagendamento; a Central Telefônica do SAMU.

…Segurança Pública

Pozzobom – Com o Plano Municipal de Segurança Pública, serão desenvolvidas ações estratégicas e coordenadas entre os órgãos de segurança. A Guarda Municipal estará mais presente nos espaços públicos e o Centro de Monitoramento será remodelado e integrado ao cercamento eletrônico para controlar o fluxo dos veículos que entram e saem da cidade. O novo olhar para Segurança buscará soluções integradas.

…Educação

Pozzobom – Melhorias para a Rede de Educação Infantil, buscando reduzir o déficit de vagas; a conclusão das creches; a modernização do material pedagógico; vamos implantar o Programa de Desenvolvimento e Gestão da Educação. Dispor de um Núcleo de Atendimento ao Professor, com apoio psicológico, médico, entre outros. Recuperar as escolas do município com uma central para fazer a manutenção e benfeitorias. Buscar junto com os professores, solução equilibrada para assegurar o Piso Salarial.

…Infraestrutura

Pozzobom – Articular junto aos Governos Federal e Estadual a conclusão da travessia urbana. Implantar plano de recuperação das ruas da cidade. Fazer a recuperação permanente das estradas dos distritos. Revitalização e manutenção das praças e dos espaços públicos. Reestruturar as paradas e terminais de ônibus, com foco no conforto e proteção dos passageiros. Executar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Modernizar a sinalização, os semáforos e placas de trânsito.

…Cultura

Pozzobom – Revitalizar e transformar em Espaço Digital a Biblioteca Pública Municipal, o Museu de Arte e o Arquivo Histórico Municipal. Dar um novo conceito multiuso para Casa de Cultura. Reabrir o Centro de Atividades Múltiplas (Bombril). Criar o Espaço do Artesão. Oficializar o Calendário Cultural Anual com eventos como Tertúlia Nativista, Carnaval, Feira do Livro, Pátio Rural. Ampliar a Lei de Incentivo à Cultura. Incentivar eventos de iniciativa popular, como o Brique da Vila Belga.

…Controle de Finanças do município

Pozzobom – Readequar, ainda neste ano por meio de emendas dos vereadores, o Orçamento do município ao Projeto de Governo focado em melhorar a qualidade do gasto público. Fortalecer a Controladoria do município. Propor a Lei de Responsabilidade Fiscal, atrelada ao compromisso de sempre honrar integralmente os salários dos servidores. Buscar parcerias para criar a Escola de Gestão Pública, para garantir a formação continuada dos servidores e tornar os serviços prestados mais eficientes.

…Políticas públicas para minorias (Mulheres, negros, LGBTs, deficientes, idosos)

Pozzobom – Implantar o Programa de Geração de Renda e de Habitação focado em famílias lideradas por mulheres em regiões de vulnerabilidade social. Viabilizar a Unidade de Saúde para Idosos. Implantar projetos envolvendo esportes, cultura e assistência psicossocial para os mais variados grupos sociais e faixas etárias. Desenvolver projetos de prevenção a drogas e criminalidade para jovens em risco social. Viabilizar um Centro de Referência Regional para tratamento de usuários de drogas.

…Desenvolvimento econômico

Pozzobom – Implantar o Poupa Tempo Santa Maria, com estrutura integrada para agilizar a liberação de alvarás; Desburocratizar a Máquina Pública e a revisão dos Processos, Licenciamento e Projetos, com transparência e livre acesso à informação; dar apoio integral ao Plano de Desenvolvimento formulado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria; criar a Cidade Industrial, com condições competitivas e de estrutura; fomento do Polo de Defesa, do Tecnoparque e de incubadoras.

A Razão – Deixe um último recado para os santa-marienses

Pozzobom – Neste domingo, a população de Santa Maria poderá fazer uma escolha. São dois modelos bem distintos que estão colocados. Um deles é o do passado, que endividou o país, que endividou o Estado e que quer endividar a cidade outra vez. E o nosso modelo, baseado na responsabilidade financeira, em respeitar o dinheiro público e assim resolver os problemas que afetam a vida das pessoas. Esse é o nosso jeito de governar. É assim que vamos transformar Santa Maria.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O mais importante dessa estória toda são as finanças.

    Sem finanças acertadas, nada do resto vai funcionar. Os candidatos só enrolaram.

    Cada candidato poderá ter 50 páginas de propostas, mas nenhuma vai vingar se as contas não estiverem em dia, sobrando recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo