Eleições 2016Santa Maria

OPINIÃO. Irmã Lourdes Dill escreve artigo em que pede “não” aos votos nulos e brancos e às abstenções

Por LOURDES DILL, Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, com foto do Feicebuqui

irma-lourdesVoto: Direito de Cidadania

Acompanhando as notícias e os resultados das eleições do Brasil e em Santa Maria no 1º turno dia 02 de outubro, fiquei muito indignada com os votos em branco, nulos e abstenções, que no Brasil foram milhões e milhões de votos e em Santa Maria somou mais de 55 mil votos.

Com grande sentimento de indignação, acompanhei os comentários, com os quais foram se argumentando os votos brancos, nulos e as abstenções.

Reconheço que o momento político do Brasil é desafiador, difícil e muito complexo. Não é por isso que todos os políticos são ruins. Temos políticos responsáveis, honestos, éticos, comprometidos, trabalhadores e que lutam pelo Bem Comum da população e que tem projeto de vida e de Sociedade, para as nossas Cidades, Estados e para o País.

A Política é urgente e necessária para o Bem Comum e a organização da Sociedade, onde construímos o nosso Bem Viver. Não é possível viver na sociedade sem a organização Política. O que é necessário e urgente no Brasil é a Reforma Política, a reciclagem dos partidos, não como alguns Deputados e Senadores querem, mas como é a urgente necessidade do Brasil, através de uma Constituinte com a participação popular de grande envergadura nacional, cidadã e de direito. Os movimentos sociais e as organizações tem muito claro de como seria urgente e necessário fazer este encaminhamento se tornar realidade em nosso País o mais rápido possível, preferencialmente antes das eleições de 2018.

Em Santa Maria temos a primeira vez na história o 2º turno das eleições. Faço um apelo aos eleitores que votaram em branco, anularam o seu voto ou se abstiveram, por favor, pensem, reflitam e escolham. Não anulem o seu voto, pois é um direito de cidadania. Quem anula o seu voto ou votou em branco, não tem nenhum direito de reclamar posteriormente de nada. O nosso direito de cidadania nos motiva a participar, interagir e lutar pelo bem comum da sociedade em que vivemos e ajudar na construção de melhorias e Políticas Públicas. Caso contrário, anulamos a nossa cidadania e nos tornamos eternos alienados e passivos. O Bem Viver e o Bem Comum fortalecem a construção participativa, autogestão, cooperação, consciência e cidadania da “Santa Maria Que Queremos”. Cumprindo este direito no dia 30 de outubro de 2016, tenho certeza que nossa cidade vencerá muitos desafios colocados para os próximos anos.

Votaremos e façamos este gesto concreto de cidadania, com alegre e responsável consciência e participação, tornando-nos mais responsáveis e comprometidos com nossa Casa Comum e a Sociedade, como um todo.

Voto não é mercadoria! Voto é direito de cidadania, em vista do Bem Comum e de toda a Família Humana.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Votar pra que, pra depois dizerem que somos culpados de colocar aquela pessoa no cargo, como já tenho ouvido tanto? Não, não, não… ademais, tenho todo o direito de reclamar porque pago meus impostos em dia.

  2. Partido dos Trabalhadores adotou a “Constituinte Exclusiva” e os militantes ficam repetindo isto como se brinquedos de corda fossem. Inclusive os que dizem que não são para poderem ajudar o partido “por fora”. Acham que conseguirão eleger os Tarsos, Rauls e Olívios da vida (gente jovem com idéias novas). Quando do nordeste aparecerem Lobão Neto, Renan Neto, Sarney Neto, Collor Neto, só aí irão se dar por conta do estrago. Sem falar do que foi a última assembléia, cheia de impasses, surgimento do centrão, conversas de prorrogação do prazo por mais um ano. No mínimo é coisa de gente ingênua que acredita em soluções mágicas.
    “Quem anula o seu voto ou votou em branco, não tem nenhum direito de reclamar posteriormente de nada.” Só dando risada. Tem direito constitucional de reclamar, é a famosa livre manifestação do pensamento. Tanto que existe multa para quem não comparecer. Tanto que a urna tem um botão “branco”. Tanto que se for digitado um número inexistente de candidato é registrado um voto nulo.
    O voto é decisão personalíssima. Tanto que é secreto.

  3. Irmã, temos todo o direito de votar nulo, branco e nos abstemos.

    Isso é democrático, mesmo que o voto nulo não valha nada, quando deveria.

    O voto nulo e o em branco deveriam ter poder de inclusive invalidar os candidatos, pois são os partidos que escolhem os seus representantes e definem suas propostas.

    Por que temos obrigação de escolher o que eles nos propõem? Temos o direito de dizer não a todos os candidatos e as propostas, se não merecessem e se não os quiséssemos. O voto nulo e o em branco ajudariam a qualificar os candidatos, se valessem.

    Para o caso de Santa Maria, mesmo sabendo que a senhora tem candidato, sinto dizer, mas votar nulo ou em qualquer um deles vai dar na mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo