Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quinta-feira, em quatro tópicos, tempos bastante agitados vividos pela UFSM

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 24 de novembro, no jornal A Razão:

O início de tudo, em momentos recentes, foi a ocupação de prédios por alunos de vários cursos da instituição (foto Deivid Dutra/A Razão)
O início de tudo, em momentos recentes, foi a ocupação de prédios por alunos de vários cursos da instituição (foto Deivid Dutra/A Razão)

m quatro tópicos, tempo bastante agitado na UFSM

(a) Pelo menos 12 prédios estão ocupados por estudantes da UFSM, oito deles no campus de Camobi e o outro no centro da cidade. O movimento começou faz uma semana, contra a PEC 55, que limita gastos públicos.

(b) Técnicos administrativos e docentes, boa parte deles ao menos, se encontra em greve. Os primeiros há mais tempo, os segundos desde terça.

(c) O Ministério Público Federal articula reuniões com ocupantes, descontentes a direção dos movimentos e da Universidade, buscando uma solução que não implique a judicialização.

(d) Cerca de uma dezena de professores e alunos optaram pelo caminho judicial e intentatam ação popular contra o reitor Paulo Burmann, querendo que ele tome providências contra as ocupações.

Convenhamos, são tempos agitados no interior da UFSM. Que exigem, mais que truculência, muito diálogo e uma boa discussão. Inclusive para que se preservem as relações institucionais, que estas permanecerão, para muito além do atual momento.

TENSÃO NO DEM E…

Melhor Jorge Pozzobom se preparar. Há claro foco de tensão com o DEM, que o apoia desde a primeira hora. O partido decidiu, internamente, quem são os interlocutores junto ao novo governo: o vice-presidente Marco Mascarenhas e o vereador Manoel Badke.

…A “COTA PESSOAL”

O problema é que há um forte grupo interno que não se opõe a que Rodrigo Mena Barreto permaneça no primeiro escalão, todavia não o reconhecem como “do partido”. Seria da cota pessoal de Pozzobom.

ARTICULAÇÕES PARA…

Pode apostar: os 21 vereadores eleitos para a Legislatura que vai começar em 1º de janeiro já se articulam, e cada vez mais fortemente, para a definição da Mesa que comandará a Câmara no próximo ano.

…DIRIGIR A CÂMARA

E quer saber mais? Ao que tudo indica, vontades pessoais e políticas (de resto, legítimas) muito provavelmente impedirão que o prefeito Jorge Pozzobom mantenha a unidade dos 15 edis que o apoiam. No cenário de hoje estaria 11 a 10 – pró-governo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caro Claudemir,
    Trabalho no CCS-UFSM e venho observando uma tensão crescente por conta da invasão (ou ocupação) do prédio principal. As entradas ficam seladas; o unico acesso é por uma porta de ferro lateral que fica fechada;para adentrar, a pessoa precisa explicar o que vai fazer no prédio e assinar duas vezes livros de presença. Durante este processo constrangedor, é filmada e escoltada até o local,de onde deve retornar (também escoltada e filmada) até assinar novamente a sua saída. Diversas pessoas (professores e TAEs) foram impedidas de entrar. Concursos e reuniões administrativas dos professores foram e estão sendo canceladas ( A reunião do Conselho do CCS deste mês não irá acontecer). O grupo de pessoas que invadiu não foi identificado – há evidências não confirmadas de não-alunos apoiando o movimento dentro do prédio. Na teoria,dizem os invasores, o clima é de normalidade e ninguém está sendo prejudicado, o que é MENTIRA!. O que mais me assusta é que o expediente deste grupo de pessoas utiliza as ferramentas típicas dos processos ditatoriais, como a militar no Brasil pela restrição de acesso/constrangimento/coação. Veja os vídeos na internet (abaixo) e tire as suas conclusões. Acredito que a Reitoria não recebeu ainda informações sobre esta triste situação. POR FAVOR NÃO MENCIONE O MEU NOME NEM EMAIL. https://www.youtube.com/watch?v=BlybzYlbJLk https://www.youtube.com/watch?v=BlybzYlbJLk https://www.youtube.com/watch?v=RxF3kQ_jbb8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo