Destaque

UFSM. Em meio à ebulição no campus, reitor produz um “Manifesto” contra a violência e pela unidade

burmannAgora há pouco, o reitor da UFSM, Paulo Burmann (foto acima/de Reprodução) divulgou um documento a que este editor teve acesso em primeira mão. Este, que você confere a seguir:

Manifesto contra a violência e pela unidade

A defesa da universidade pública continua sendo a motivação de todos os movimentos que vivemos hoje na UFSM. Greve dos Técnico-administrativos, greve do Docentes e o movimento estudantil. A PEC 55 está no foco dos debates e as estratégias para seu enfrentamento constituem um cenário de tensionamentos, que tem suscitado excessos daqueles que radicalizam suas posições.

Não podemos transformar essa luta tão digna em uma ação de divisão da comunidade universitária.

A violência, não deve ser aceita em qualquer espaço onde se prega a democracia como referencial de ações políticas e de convivência.

Mais do nunca, este é o momento em que o diálogo deve pautar todas as ações. A arrogância, a intolerância e o retrocesso não devem ocupar o espaço da ciência, da educação, da inclusão, do respeito às diferenças, da diversidade e da democracia, resultado de muitos anos de luta, responsabilidade e consciência acadêmica.

A UFSM é uma instituição pública que busca cumprir seu papel no ensino, na pesquisa e na extensão e o faz a partir do compromisso de docentes, técnicoadministrativos, estudantes e a comunidade. Busca, igualmente, reforçar a relação de confiança mútua com uma sociedade que espera ter na Universidade uma referência.

Portanto, apelo a toda a comunidade para que tenhamos a compreensão da complexidade do momento e façamos uma reflexão sobre o quanto podemos, cada um de nós, contribuir para usar nossas diferenças por uma UFSM melhor, solidária, democrática e inclusiva.

Paulo Burmann

Reitor da UFSM”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Faça-me o favor, Vossa Magnificência, tudo que acontece ou ainda vai acontecer nesse lamentável fato a responsabilidade é vossa, decorrente da sua fragilidade de exercer o papel de autoridade máxima, no tempo certo.

    Chegou de viagem e encontrou um prédio recém invadido. Se fosse um reitor à altura do cargo, teria colocado banca, como qualquer reitor faria, e essa situação surreal não estaria acontecendo hoje. Se tivesse pedido reintegração de posse e deixado as instituições da Justiça seguirem o caminho procedimental da lei, não só teria feito a coisa certa como todos os ânimos já estariam resolvidos dentro da instituição.

    Mais do que liderança, Vossa Magnificência, tem-lhe faltado a consciência do valor e da responsabilidade do cargo que ocupa, tomar atitudes à altura dele e seguir a lei, isso é o mínimo. Agora arque com as consequências.

  2. Parabens toda a comunidade universitária é legitimo o movimento.É o momento de unir forças e ideais para defender a democracia que é jovem .Reitor continues sendo forte e fiel aos príncipios democraticos.Paz e Bem nesta luta que é de tds.

  3. Todo militante por uma sociedade onde a justiça se sobreponha as razões econômicas dos poderosos têm consciência do retrocesso histórico que a Pec 55 vai representar para o povo brasileiro. Nosso Reitor, como gestor mor, está ciente do mundo de penúria que iremos viver se essa barbárie vier a se concretizar. Parabéns pela coragem.

  4. Se o Magnífico Reitor reconhece a legitimidade da greve discente, docente e dos taes deve parar o calendário.

  5. O reitor é lúcido,consciente da importância de seu cargo e fala como um verdadeiro educador. Está de parabéns pela postura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo