EconomiaEsporteNegócios

IMAGINA AQUI. Na Argentina, futebol (e não só) tem transmissão de TV estatizada

Imagine o seguinte: terminou o contrato da Rede Globo de Televisão para transmitir, por TV aberta, os jogos do campeonato brasileiro das séries A e B. Aí, há essa briga toda por conta dos direitos de transmissão nos próximos três anos. A presidente Dilma Rousseff assume o controle e, digamos, estatiza a transmissão e o sinal sai direto da TV Brasil (com as outras emissoras podendo pegar o sinal) e um organismo estatal determina quais os jogos que passarão ao vivo.

Ruim? Nããão sei. Mas na Argentina é assim, desde 2009, com o futebol da primeira divisão – por decisão da presidente Cristina Kirchner. E será agora em todas as categorias. E não apenas no esporte criado pelos ingleses. Também outras modalidades populares naquele país têm acesso aberto a todos os telespectadores. Só a televisão fechada é diferente.

Quem conta isso (as implicações acima são deste editor) é o ótimo jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Jorge Seadi. Acompanhe:

Argentina estatiza transmissão do campeonato de futebol do país e outros esportes

Enquanto os principais clubes e emissoras brasileiras brigam pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro, o governo argentino estatiza as transmissões dos eventos esportivos no país. No programa intitulado Esportes para Todos, o governo de Cristina Kirchner determina que a tevê pública transmita jogos dos campeonatos de basquete, volei, tênis e rugby, além dos campeonatos de futebol das séries B e C. A série A já transmitida pelas emissoras públicas desde 2009. Segundo a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, “o objetivo do Esporte para Todos é que o povo veja eventos da cultura popular”.

O principal campeonato de futebol da Argentina já é transmitido pela tevê estatal depois que o governo pagou 600 milhões de pesos (R$ 300 milhões) pelos direitos à Associação de Futebol da Argentina (AFA), em 2009. Os direitos de transmissão foram negociados entre a AFA e o governo argentino pelo período de 10 anos e será reajustado anualmente de acordo com a inflação e outros indicadores econômicos.  Os direitos de transmissão do campeonato da série A eram do grupo Clarín, o principal grupo de mídia da Argentina e o campeonato era transmistido apenas na tevê a cabo. O grupo Clarín tem na Argentina posição análoga a da Rede Globo no Brasil…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Amigo Claudemir,
    Faço doutorado na Argentina, e acompanho essa relação governo-AFA, e posso te dizer que, apesar de excelente para os telespectadores, há uma verdadeira política de pão e circo com isto.
    O cappo da AFA, Grondona tem uma relação muito espúria com o governo.
    Quando a Argentina foi goleada na Copa, a população estava indignada, e as TVs apresentavam uma recepção de 5 mil ‘torcedores’ recepcionando a Seleção no aeroporto. Consegues imaginar isto envolvendo a Seleção Brasileira, o Inter, o Grêmio?
    O estranho era que a população era contrário àquilo, até que se noticiou que eram militantes políticos, do partido de Cristina, em retribuição à ‘estatização’ do futebol.
    Então, é uma relação parasitária, de ambos. A população, pretensamente beneficiária, é contra isto, porque faz com que o “Ricardo Teixeira” deles seja onipotente.
    Qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência.
    (NOTA DO SÍTIO – importante a colaboração do leitor que, afinal de contas, viu – e vê – de perto a situação. De todo modo, aqui no Brasil, imagino que algum tipo de acordo haverá. Até porque há bastante tempo pra isso. Ah, e sem a intervenção do governo, aliás)

  2. lá seria bom pro nosso Prefeito Carnavalesco, o ilustre poderia desfilar abanando pára o povo sem ter que abrir o cofre das margens da Sanga do Itaimbé.Hehehehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo