PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Três anos depois, enfim, parece que sairá o tal de recadastramento urbano de Santa Maria. Será?

Trabalho de campo, com recadastradores indo de casa em casa, começou em 4 de agosto de 2014, exatos dois anos e meio atrás

Uma preliminar: não é forçação de barra, nem mesmo crítica (que para isso sobram os interessados). Afinal, alguma razão haverá de ter para tamanho atraso. Mas o fato objetivo é que essa história do recadastramento urbano de Santa Maria vem de longe. Mais exatamente de três anos atrás.

E o trabalho de campo já tem dois anos e meio. Então, no final da tarde de 4 de agosto, se noticiava: “foi dada a largada para o levantamento cadastral de Santa Maria. Após definição do cronograma de ações, digitalização de mapas e treinamentos com as equipes responsáveis, teve início, nesta segunda-feira (4), o trabalho de campo para a implantação do projeto “Geo Santa Maria”. A iniciativa da prefeitura, supervisionada pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), levou às ruas do município 10 cadastradores responsáveis pela coleta de dados que visa atualizar o mapa do imobiliário santa-mariense.

A expectativa é que aproximadamente 4,5 lotes sejam visitados por mês. Ao final, a previsão é que todo o município seja percorrido até fevereiro de 2015…” (a íntegra AQUI)

Para não cansar muito (há outras matérias no meio do caminho), vamos para 30 de março do ano passado, quase dois anos depois. A notícia era a seguinte: “Primeira etapa do Recadastramento Urbano está na reta final. Foram percorridos 41 bairros”. Quem quiser conferir o conteúdo do material, que dava conta de que “70% dos lotes do município” já haviam recebido a visita dos recadastradores, pode clicar AQUI.

Dito isto, vamos à informação do momento. Mais exatamente  desta quarta-feira, em material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Não sem antes fazer uma pergunta: será que agora vai? Ah, o texto é de Maurício Araújo e as fotos são de Roni Riet (reunião) e de João Alves (a do trabalho de campo, do arquivo da Prefeitura). A seguir:

Diretor da Geomais esteve em Santa Maria nesta quarta para esclarecer o andamento do serviço, em reunião no Instituto de Planejamento

Reunião no Iplan trata de ajustes sobre Recadastramento Urbano de Santa Maria

O presidente do Instituto do Planejamento (Iplan), Vilson Serro, e o secretário de Finanças do Município, Jean-Pier de Vasconcellos Esquia, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (25) com o diretor da Geomais Geotecnologia, Rafael Carlos Thiesen. A empresa é responsável pelo recadastramento urbano de Santa Maria.

A reunião teve o objetivo de ajustar a forma de trabalho entre Município e a empresa, de maneira que a Geomais consiga concluir o cadastramento imobiliário com maior brevidade possível. A empresa tem até o início de maio para finalizar o serviço, que iniciou em janeiro de 2014.

“Buscamos junto à empresa harmonizar o trabalho, atuando com menos tempo e mais qualidade para que tudo seja concluído no prazo”, destaca Serro.

Com o recadastramento urbano, a Prefeitura terá a atualização dos imóveis em dia, já que a última atualização da planta do Município foi feita em 1995.

Quando concluída, a nova planta apontará a atual situação fundiária dos terrenos e edificações de Santa Maria, além de informar com maior precisão quantos lotes estão regulares na cidade. “A conclusão do trabalho mostra o esforço da atual Administração Municipal em gerir da melhor forma possível o Município. Assim é possível prestar o melhor serviço à população”, finaliza Serro.

O mapeamento proporcionará novo cadastro informatizado dos imóveis, logradouros, serviços e equipamentos urbanos, entre outros benefícios.“

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo