IMPRESSA. Nesta sexta, em A Razão, Schirmer em nível nacional? E tem também Farret e Fabiano
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio (produzida pelo interino José Mauro Batista), publicada na edição desta sexta-feira, 20 de janeiro, no jornal A Razão.
Cezar Schirmer vai dar as cartas em nível nacional?
O secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, foi nomeado pelo governo federal como um dos coordenadores do Plano Nacional de Segurança, lançado em última hora por conta das rebeliões com mortes nos presídios brasileiros.
O ex-prefeito de Santa Maria teve atuação destacada na reunião dos secretários estaduais de Segurança Pública, no início da semana. Fez várias intervenções, sugeriu busca de crédito internacional para construção de presídios e cobrou a fiscalização nas fronteiras para combater o narcotráfico e o contrabando de armas. E foi um dos poucos a cobrar ações efetivas na prevenção primária, com ações integradas com outras áreas, como saúde, educação, esporte, lazer e cultura.
O secretário, no entanto, deixou de fora um tema importante: O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira. No ano passado, o general cruzaltense Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandando do Exército, assegurou, em entrevista exclusiva ao Jornal A Razão, que Santa Maria teria uma unidade do Sisfron. Seriam três sistemas de radares, unidades operacionais e o sistema de controle, com um grande centro de apoio.
No caso de Santa Maria, a cidade deveria contar com um grande centro de controle de apoio do Sisfron para vigiar a fronteira Sul. Esta é a hora de tentar viabilizar o que estava previsto.
UMA DOBRADINHA…
E falando em Cezar Schirmer não são poucos que asseguram que o ex-prefeito pretende concorrer nas eleições do próximo ano. Schirmer estaria pavimentando ao menos uma vaga para deputado federal.
…ESTARIA NASCENDO
A novidade é que, nos bastidores, estaria sendo articulada uma dobradinha com José Haidar Farret, ex-vice e ex-prefeito. Fora do PP, Farret iria para o PMDB, partido de Schirmer, para tentar vaga na Assembleia Legislativa. Verdade ou boato? O tempo dirá.
SANTA-MARIENSE…
Está tudo articulado para o santa-mariense Fabiano Pereira, do PSB, assumir um cargo no governo do Estado, como a coluna divulgou. A posse, em princípio, será no próximo dia 2 de fevereiro, segundo fonte ligada ao ex-deputado e ex-candidato a prefeito.
… SUPER-SECRETÁRIO
E mais, Fabiano vai assumir uma pasta muito semelhante à que comandou no governo do petista Tarso Genro. Agora, no governo do peemedebista José Ivo Sartori, Fabiano vai para a super-secretaria do Trabalho, que reunirá Direitos Humanos e Assistência Social.
Mais um mamador no desgoverno deste gringo i feliz.
“Eles” sempre se acomodam…