JudiciárioPolítica

LAVA JATO. Carmen Lúcia a caminho de homologar delação da Odebrecht. Enquanto isso, Brasília treme

A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, é a tendência apontada em Brasília (que ferve) deve homolgar as delações até esta terça-feira

Por AFONSO BENITES (texto) e FERNANDO FRAZÃO (foto/Agência Brasil), no EL PAÍS

A presidenta do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, fez hora-extra no seu gabinete na corte neste sábado para analisar as delações da Odebrecht que estavam para ser homologadas por Teori Zavascki, o ministro que morreu em um acidente de avião no dia 19 de janeiro. A expectativa é que até terça-feira Cármen homologue as 77 delações para que o novo relator da operação Lava Jato possa dar andamento ao caso. Esse é o passo que faltava para dar validade jurídica à “delação do fim do mundo”, alcunha dada aos acordos de colaboração feitos pelos executivos da empreiteira e que deve envolver mais de uma centena de políticos, incluindo nomes do Governo Michel Temer e do do Dilma Rousseff. Como o STF está em recesso até o próximo dia 31, a plantonista, no caso a presidenta, pode decidir homologar esses acordos instada pelo pedido de urgência no caso feito pelo procurador-geral, Rodrigo Janot.

Na última semana, Cármen Lúcia autorizou que os juízes que auxiliavam Teori Zavascki nas delações colhessem os últimos depoimentos dos executivos nas cidades de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O último dos ouvidos, na sexta-feira, foi o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrechtque, condenado, segue preso na capital paranaense.

Se conseguir concluir as homologações, a ministra anunciará já no dia 1º qual foi sua decisão sobre a relatoria dos casos da Lava Jato. Pessoas com trânsito entre os gabinetes do STF dizem que ela deverá fazer um sorteio para definir o novo responsável pela operação. Só não está claro, contudo, se essa escolha seria apenas entre os quatro ministros que compõem a segunda turma do órgão (Ricardo Lewandowski, Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Celso de Mello), responsáveis pelo julgamento da Lava Jato, ou se incluiria todos os outros membros do pleno.

Se de fato homologar as delações, a magistrada estará mitigando ao menos parte dos atrasos na Operação Lava Jato aventados logo após a morte de Teori Zavascki. Desse modo, ela também ameniza o peso da escolha do novo relator do caso, tema que levantou um debate político-jurídico, com alguns especialistas defendendo que deveria ser o substituto do ministro morto, a ser indicado por Michel Temer, o responsável pelo caso. Outros analistas, no entanto, elogiaram a decisão anunciada por Temer de, potencialmente implicado pelas delações, esperar a definição do STF antes de anunciar seu escolhido para o posto.

Não está claro se Cármen Lúcia levantará o sigilo das colaborações da Odebrecht uma vez homologadas – a divulgação era uma prática que Teori Zavascki, que liberou, por exemplo, as explosivas colaborações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado no ano passado. Seja como for, parte do conteúdo relatado pelos nomes da empreiteira já vazados na imprensa são suficientes para fazer tremer mais uma vez Brasília e o Palácio do Planalto. As novas delações prometem desvendar os tentáculos do esquema que, segundo os procuradores da  força-tarefa, regia a troca de vantagens para empresas por financiamento partidário e pessoal. Se os executivos principais lidavam diretamente com o Congresso e grandes nomes do poder executivo, os diretores-superintendentes, por exemplo, podem explicar como o esquema de troca de benefícios funcionava em Estados e municípios…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O único fato é a hora-extra da ministra. O resto é especulação e comentários requentados de acontecimentos passados. Dá menos trabalho e ocupa espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo