NÃO CUSTA LEMBRAR. Grupo RBS avançava na sua reestruturação da mídia impressa: ZH dominical fora
Confira a seguir trecho da nota publicada na manhã de 27 de janeiro de 2016, quarta:
“MÍDIA. Grupo RBS confirma: Zero Hora não vai mais circular aos domingos. Leitor deste sítio já desconfiava
Modéstia às favas. Releia trecho do que este editor escreveu em 22 de outubro do ano passado, ao NOTICIAR o fim da edição dominical do principal jornal do Grupo RBS em Santa Catarina, o Diário Catarinense:
“Certa feita, um executivo do Grupo RBS com quem o editor papeou num congresso de jornais, disse, com todas as letras: “a edição de domingo é uma grande besteira. Além de tudo, mata a de sábado”. ..Bueno, talvez o Grupo RBS tenha dado o primeiro passo, ao acabar com a edição de domingo do seu principal veículo em Santa Catarina, o Diário Catarinense. É, claro, apenas análise deste editor, mas estaria se configurando uma tendência a ser seguida, tanto quanto for possível fazer o mercado assimilar, por Zero Hora e também pelo concorrente Correio do Povo, e mesmo outros jornais brasileiros.”
Bueno, nesta terça-feira, o maior grupo de comunicação do Sul do País confirmou oficialmente o fim da edição dominical de ZH. Claro que a embalagem é a da modernidade, novidade e etecétera e tal. Mas o fato é que o jornal só vai acabar no dia em que mais se lê na semana por uma única razão: grana. Ponto. Ah, sobre a decisão (e…”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, a ZH já é “de final de semana” e, entre outras medidas de contenção (ou de estratégia empresarial, o que é mais provável), o Diário de Santa Maria foi vendido a grupo local. Ponto.
Quem sempre teve pouca grana só comprava ZH no domingo.
Então a desculpa da grana não é a real razão, tanto que quando a grana voltar, a ZH de domingo não vai voltar.