Artigos

Projeções para o novo ano – por Luciana Manica

Não se trata de Mãe Diná brasileira ou Caju santa-mariense. Sem desmerecer os trabalhos e sensibilidades dessas pessoas e das que acreditam nas projeções por eles feitas, há como se saber o futuro tecnológico e não ficar atrás da concorrência.

Trata-se do monitoramento de patentes que são depositadas no mundo. Se você quer dar um salto tecnológico e começar a reproduzir no Brasil o que vem sendo explorado além-mar, eis um meio ético e seguro para encurtar caminho.

Nada impede que você aprimore a tecnologia que está despontando por lá (e desprotegida aqui), ou ainda, que faça uso em território brasileiro do que caiu em domínio público. Claro, uma melhoria é sempre bem vinda, para que seu produto ou processo se destaque dos demais.

O acompanhamento dos depósitos de patente da concorrência fará com que você não seja pego de surpresa. Essas invenções costumam ser descritas de modo a um técnico no assunto poder reproduzi-las. Facilita, não?

Calma, isso tudo não significa que a dita tecnologia irá despontar. Vejamos o caso da televisão 3D. Os inventores acreditaram que haviam encontrado um tesouro, mas ela exigia o uso de óculos para trazer o efeito 3D, incômodos ou caros para uma família usar.

Experts, verificando que esse nicho ficou em aberto, apostaram na criação de uma televisão 3D sem a necessidade do tal apetrecho. Esses, sim, talvez desfrutem mais dos louros da criação!

Outra novidade que foi anunciada é a capacidade de bloquear fotos em smartphone. Muito útil tal tecnologia para diversas áreas, seja para empresas a fim de preservar suas criações, seja para lançamentos de filmes, peças de teatro, museu, etc.

Não menos importantes e com diversas atuações são os drones. Até meu sobrinho de três anos está controlando o seu pelos ares. O drone pode carregar consigo diversas funções, como capacidade de filmar e armazenar dados, transporte de pequenos objetos, etc. Como o ser humano às vezes aplica todo o seu conhecimento para o lado obscuro, muitos desses “seres voadores” vinham sendo usados para espionagem, aí criou-se a necessidade de desenvolver drones “do bem”, capazes de neutralizar os invasores.

Ok, você deve estar pensando: não fabrico TV, drone nem smastphone. Tudo bem, se você vende roupas, confecção em geral, quem sabe você se dedica a analisar o tipo de consumo que está em alta? Informe-se sobre o que está ocorrendo nas passarelas, no comércio sustentável, oferte um desapega, inove seus serviços!

Ou ainda, faça parcerias, participe de uma feira alternativa, faça uma campanha para o bem. Simplesmente, se você quer que se ano seja diferente, seja você o primeiro a mudar, saia da estagnação, inove, desenvolva, crie, aposte e por fim, vibre! Que 2017 seja iluminado!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo