Santa MariaSaúde

ERRO? HUSM investiga cirurgia de apendicite feita em usuário que teria plano de saúde. Prefeitura emite nota

Direção do HUSM abriu procedimento administrativo interno para apurar um possível caso de privilégio dentro do hospital público

ATUALIZADA ÀS 21H45

As informações são da Rádio Gaúcha e envolvem um filho do presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom. Para mais detalhes, vale conferir o material assinado pelo jornalista Marcelo Martins. A foto é de Divulgação. A seguir:

Hospital apura se filho do presidente da Câmara de Santa Maria furou fila do SUS

…A direção do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) abriu um procedimento administrativo interno para apurar um possível caso de privilégio dentro do hospital público. Também será averiguado se houve inobservância da existência de uma fila de cirurgia por parte do próprio hospital. A denúncia é referente a Giovani Cassol Pozzobom, 27 anos, que é filho do presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom (PSDB). O político é irmão do prefeito, o também tucano Jorge Pozzobom.

O paciente Giovani Cassol Pozzobom, 27 anos, que é comerciário, chegou ao hospital em 9 de fevereiro para a realização de um cirurgia de apendicite. O caso é objeto de apuração interna, uma vez que o paciente chegou ao PS do Husm com uma requisição de um plano privado. Ou seja, sem qualquer encaminhamento da rede pública hospitalar – seja por meio de um posto de saúde ou da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que são os caminhos de acesso ao Husm.

Conforme o caso, o jovem chegou ao Pronto Socorro (PS) do Husm por volta das 16h30min e às 21h já estava no bloco cirúrgico. O procedimento apura se ele teria tido o caminho para cirurgia encurtado. Ou seja, teria furado a fila para a realização do procedimento. Além disso, também será averiguado se houve a suspensão de alguma cirurgia agendada para atender ao paciente. Havendo comprovação que a cirurgia foi facilitada, será aberta uma sindicância. 

Do lado do Husm, a gerente de Atenção à Saúde, Soeli Guerra, afirma que, no momento, estão sendo apurados os fatos. Ela ainda destaca que o caso em questão aponta, sim, possível violação dos caminhos de acesso ao Husm. Além disso, ela esclarece que uma cirurgia de apendicite não é caso de alta complexidade, que é a referência do Husm. Casos de apendicite poderiam, por exemplo, ser atendidos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e Casa de Saúde.

Por parte do vereador Admar Pozzobom, o político afirma que apenas seguiu o procedimento apontado pelo médico que atendeu ao seu filho. Além disso, ele destaca que não houve qualquer facilitação ou uso da posição política dele para beneficiar o filho. O político reitera que é usuário do sistema SUS e acrescenta que o custo da cirurgia – entre R$ 7 mil e R$ 10 mil – seria muito alto tanto para ele quanto para o filho. A reportagem tentou falar com o filho do vereador, mas o político afirmou que não passaria o contato dele para não expô-lo.

O prefeito Jorge Pozzobom, que também é secretário de Saúde, está à frente do chamado Mutirão Fila Zero, iniciativa que visa minimizar uma pendência de mais de 30 mil consultas e exames junto à rede pública de saúde.

Nota oficial

“A prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria de Saúde, reforça a posição da Diretoria do Husm e tem o maior interesse em esclarecer o caso. Se houve algum procedimento que não foi feito de maneira adequada, é preciso que haja apuração. A preocupação da nova administração municipal é que todos os encaminhamentos feitos ao Husm a partir das unidades básicas de saúde, Pronto Atendimento e UPA sejam feitos de forma eficiente e transparente, observando critérios dos serviços de regulação dos protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS).”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Falou bem Rose, se for constatado abuso de autoridade !! Desculpe mas se a pessoa for parente de político não pode usar o SUS? ? Muito mais coisas erradasão, que ninguém fala nada.

  2. Não tem nada a ver com eleição, tem a ver com falta de respeito e abuso de autoridade se for constatado o caso em questao.

  3. Será que os colegas vereadores vão abrir investigação? Era o mínimo.
    Ou não tem nenhum tráfico de influência? Será que vão passar mão por cima por cargos também?
    Se houver seriedade vão investigar pois isso precisa ser acompanhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo