Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
JudiciárioMinistério PúblicoPolítica

POLÍTICA. Temer recria ministérios e garante foro privilegiado a Moreira Franco, citado na Lava Jato

Temer garantiu que Moreira Franco, seu parceiro, só possa ser investigado se o STF autorizar: agora ministro, ele tem foro privilegiado

Por LUCIANA AMARAL, publicado originalmente no portal G1, com foto de Reprodução

O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou no início da noite desta quinta-feira (2) que o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) será o novo ministro da Secretaria de Governo.

No mesmo pronunciamento, Parola informou que o presidente Michel Temer decidiu criar o Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Geral da Presidência, com status de ministério.

A Secretaria Geral existiu até outubro de 2015, quando a então presidente Dilma Rousseff retirou o status de ministério da pasta e a juntou a outras secretarias que também tinham esse status (como a da Micro e Pequena Empresa), as transformando na Secretaria de Governo.

No caso da pasta de direitos humanos, existia a Secretaria de Direitos Humanos, com status de ministério. Em maio do ano passado, quando Temer assumiu como presidente em exercício, ele transferiu as responsabilidades da pasta para o Ministério da Justiça que, na ocasião, passou a ser Ministério da Justiça e Cidadania.

Com a criação dos dois novos ministérios, o governo passa a ter 28 pastas. Quando Temer assumiu, eram 31 ministérios (Dilma havia reduzido de 39 para 31 pastas em 2015). O peemedebista, então, reduziu o número para 25. Posteriormente, recriou o Ministério da Cultura e, agora, as pastas de Direitos Humanos e a Secretaria Geral.

A nomeação de Antonio Imbassahy na Secretaria de Governo será publicada na edição desta sexta (3) do “Diário Oficial da União”, assim como a medida provisória que cria os dois novos ministérios.

Os ministros

A nova ministra dos Direitos Humanos será Luislinda Valois (PSDB-BA), atual secretária de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça.

Luislinda foi a primeira negra a se tornar juíza e desembargadora. Filiada ao PSDB, foi candidata a deputada federal em 2014.

A Secretaria Geral será comandada pelo atual secretário-executivo do Programa de Parceria para Investimentos (PPI), Wellington Moreira Franco (PMDB-RJ). A nova secretaria será responsável pelo PPI e abrangerá as secretarias de Comunicação Social, de Administração e o cerimonial da Presidência.

Moreira Franco é citado em delação no âmbito da Operação Lava Jato e agora, como ministro, passará a ter foro privilegiado e só poderá ser investigado com autorização do Supremo Tribunal Federal.

Procurado pelo G1, Moreira Franco disse que as mudanças já estavam sendo articuladas “há muito tempo”. Ele não quis comentar o fato de, citado em delação, passar a ter foro privilegiado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Fulaninho de um partido tentou se safar com o foro privilegiado, ciclaninho agora tenta se beneficiar com o foro privilegiado, e os ideológicos ficam “brigando com as moscas”, em cima dos fatos do dia, quando o principal objetivo de toda a sociedade é se livrar do mal que causa “as moscas aparecerem”, que é acabar com o foro privilegiado.

    Esse é o caminho certo. Necessário. Fundamental para colocar os eixos no lugar.

    Mas como adoram perder tempo com esses fatos fáceis, e não vão adiante, que é exigir que acabem com o foro logo.

    Vamos lá, gente, o site do Congresso tem os endereços de e-mails de todos os deputados. Encaminhem a convocação para acabar com o foro privilegiado de vez. Perdem tempo aqui reclamando do bispo e o bispo não é incomodado, que adianta?

  2. Tem muita “mosca” para aparecer em volta do Temer. Só vão sendo trocadas. O resto continua o mesmo ou a mesma !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo