DestaqueTragédia

TRAGÉDIA. A grande tartaruga jurídica em ação

POR MAIQUEL ROSAURO

O site Espaço Vital, direcionado aos operadores jurídicos, publicou nesta terça-feira (7) um artigo sobre a morosidade da Justiça gaúcha em relação ao incêndio da Boate Kiss. Confira:

A grande tartaruga jurídica em ação

Mais notória tartaruga jurídica gaúcha, o principal desdobramento dos casos judiciais da boate Kiss está, agora, na 1ª Câmara Criminal do TJRS, tendo chegado ao gabinete do desembargador Manoel Martinez Lucas em 1º de novembro do ano passado. Remetidos os autos ao Ministério Público no dia 22 daquele mês, retornaram, com parecer, em uma semana. E desde 30 de novembro há “conclusão para julgamento ao relator”.

São 19 mil páginas, que formam 69 volumes e 27 apensos.

Para não esquecer: a tragédia ocorreu em 27 de janeiro de 2013; morreram 242 pessoas e 680 se feriram. A tramitação da ação penal na 1ª Vara Criminal da comarca de Santa Maria (RS) consumiu 1.362 dias.

Os empresários Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da boate, e os músicos Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, respondem por homicídio duplamente qualificado (242 vezes consumado e 636 vezes tentado).

A sentença de pronúncia foi proferida pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada em 27 de julho do ano passado.

Falta, agora, a 1ª Câmara Criminal confirmar, ou não, a sentença sobre o julgamento dos quatro réus pelo tribunal do júri – e se isso acontecer praticamente recomeça a ciranda processual e recursal. Ou seja, desfecho em 2017, nem pensar!… (Proc. nº 70071739239).

CLIQUE AQUI para ler na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo