EducaçãoUFSM

UFSM. Cerca de 3 mil candidatos aguardados para tentar, em chamadas orais, as vagas ainda disponíveis

Já estão em disputa, desde ontem, vagas para Santa Maria e Silveira Martins. Depois, vêm os outros campi. Tudo acontece em Camobi

Por ANDRESSA MOTTER (texto e foto), da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Em poucos dias, mais um semestre letivo tem início na UFSM. Enquanto os veteranos preparam a recepção aos novos acadêmicos e os calouros aprovados na chamada regular comemoram o ingresso na Universidade, muitos candidatos ainda buscam por uma vaga. A oportunidade está nas chamadas orais, que preencherão as vagas não ocupadas no processo seletivo Enem/SiSU 2017/01, e começaram na manhã desta segunda-feira (20).

Durante a semana, os candidatos inscritos nos cursos disponíveis em Santa Maria e em Silveira Martins participam do processo. Até sexta-feira (24), são esperadas em torno de 3 mil pessoas no Auditório Wilson Aita, localizado no Centro de Tecnologia (CT), prédio 7 – anexo C – 2º andar. Os demais campi serão atendidos entre os dias 2 e 3 de março, nos locais e horários especificados abaixo. Mais de 100 pessoas, entre servidores e bolsistas, trabalham no processo de recepção, instrução, conferência de documentos e chamada dos candidatos.

Segundo o coordenador de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, a movimentação na primeira manhã de atividades foi normal. Ele ressalta: “É importante que os candidatos organizem bem seus documentos, leiam atentamente o edital e confiram os horários das chamadas orais para que não ocorram imprevistos”.

Sofia Iwersen veio de Florianópolis, Santa Catarina, para tentar uma vaga em Ciências Biológicas. A jovem, que aproveitou a viagem para conhecer Santa Maria, está feliz com a possibilidade de estudar na UFSM: “Meus professores do Ensino Médio sempre deram boas referências sobre a Universidade e o curso”, comenta.

Daniel Farias é formado em Engenharia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e quer cursar Arquitetura e Urbanismo na UFSM. Mesmo que o número de vagas para a cota na qual Daniel concorre seja pequeno, o candidato, natural de Alegrete, resolveu arriscar. “A gente sempre tem esperança de conseguir uma vaga. Vale a pena vir na chamada oral”, comenta.

Enquanto uns contam com a sorte para ingressar no curso desejado, outros já comemoram o título de calouro. É o caso de Suzi Moraes que, aos 49 anos de idade, ocupa a última das oito vagas disponíveis em sua cota para Tecnologia em Alimentos. “Fiz o Enem junto com a minha filha só para ver como eu me saía e, para minha surpresa, consegui uma vaga”, conta Suzi.

E não são apenas os candidatos que ficam nervosos. Os pais e acompanhantes, que esperam do lado de fora do auditório, sentem o mesmo. Neimar Luiz Osmar trouxe o filho Lucas para tentar uma vaga em Agronomia. “Sentimos certa ansiedade e torcemos para que nossos filhos se deem bem. Se o Lucas passar, daremos todo o apoio para que ele seja um bom profissional”, afirma o pai.

Podem participar das chamadas orais os candidatos que optaram por fazer parte da lista de espera. Estes devem conferir o EDITAL, no qual constam as instruções sobre o processo e o horário de chamada de cada curso.

Para os candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Santa Maria e de Silveira Martins:

Local: Prédio do Centro de Tecnologia – CT – Auditório Wilson Aita (Prédio 7 – Anexo C – 2o Andar), localizado no Campus Sede, Bairro Camobi, Avenida Roraima, no 1.000, Santa Maria, RS.

Datas: 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro (Manhã e Tarde)

Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Frederico Westphalen:

Local: Campus UFSM de Frederico Westphalen, Linha 07 de Setembro, s/n, BR 386, Km 40, Frederico Wesphalen – RS

Data: 2 de março (Manhã)

Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Palmeira das Missões:

Local: Campus de Palmeira das Missões, Av. Independência, no 3751, Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões – RS

Data: 2 de março (Tarde)

Para candidatos inscritos nos cursos disponibilizados para o Campus de Cachoeira do Sul:

Local: Campus de Cachoeira do Sul, Av. Presidente Vargas, 1958, Bairro Santo Antônio, Cachoeira do Sul – RS

Data: 3 de março (Tarde)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Perdão. explicando melhor. Claro que não existem três mil vagas abertas, existem muito menos. Mas aí esperam que apareçam três mil pessoas, muitas de outros Estados, só para dizerem que têm interesse? Tem cabimento?

    Não seria melhor oficializar de forma muito transparente quantas vagas realmente existem em cada curso para não dar falsa esperança para muitos?

    E não há meios tecnológicos eficientes hoje para evitar que pessoas tenham de viajar até aqui para demonstrar interesse? Aliás, se está na fila e tem direito a vaga, não precisa aparecer, basta responder a uma mensagem de email ou a um telefonema.

    È disso que estou falando agora de maneira mais clara. E por isso o… “como complicam a vida das pessoas”, logo uma academia que deveria ser mais atenta ao pensar algo mais inteligente e eficiente nesse processo.

  2. Três mil vagas abertas ainda. Tem alguma coisa errada aí.

    E vão usar o critério de chamadas orais. Está aí algo sem cabimento. Como complicam a vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo