Santa MariaTragédiaUFSM

KISS. Memorial para as vítimas, também na UFSM. Lançamento acontece ainda neste mês. Saiba mais!

Por LUAN ROMERO, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

Desde abril de 2017, uma comissão composta por servidores da UFSM e por dirigentes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) planeja um espaço de homenagens para as vítimas da tragédia na boate Kiss dentro do campus sede, principalmente dedicado aos estudantes da Universidade. Um projeto arquitetônico preliminar foi apresentado em dezembro por um grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, vinculados ao Laboratório de Paisagismo e Arquitetura, coordenado pelo professor Luis Guilherme Pippi, integrante da comissão.

O professor Luis Guilherme Pippi fala que foi apresentado um partido (ideia inicial) e a partir deste será organizado o anteprojeto e o projeto executivo do Memorial. O projeto preliminar prevê uma passarela rodeada por um espelho d’água com 242 esguichos que dá acesso a um prédio com hall para exposições e salas multimídia. O prédio conta com um terraço-jardim que funcionará como mirante para os morros da cidade, grande parte verde do campus e o Centro de Convenções. O prédio, todo idealizado em vidro para estimular o contato com a natureza, ainda dará acesso a um monumento em formato de coração em meio a outro espelho d’água. No entorno da edificação, o projeto prevê a plantação de 242 espécies de árvores que florescerão em tempos distintos durante todas as estações do ano, e uma espécie de arquibancada ao ar livre com platôs para descanso e contemplação.

O espaço foi inspirado em parques como Paley Park, em Nova York, Memorial do Vietnã, em Washington, e Museu das Missões, em São Miguel das Missões. De acordo com o grupo idealizador, a ideia do projeto é garantir um espaço que celebre a vida, sendo refúgio para contemplação, tranquilidade e contato com a natureza. O hall de exposições e as salas multimídia poderão ser utilizadas pelo público, mas também abrigarão memórias das vítimas, pois o objetivo maior do espaço é homenagear as pessoas, uma vez que no local da boate será construído um memorial sobre a tragédia.

A comissão e os gestores da UFSM avaliam as necessidades técnicas e de investimento para a construção do espaço dentro do campus da UFSM nos próximos anos.

Serviço:

O quê: Inauguração da pedra fundamental do Memorial da Vida

Quando: terça-feira, dia 27/03

Onde: próximo ao Centro de Convenções – Campus sede da UFSM

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dinheiro público “bem gasto”. Depois cortam orçamento da UFSM e querem reclamar. Mostra como grupos minoritários organizados conseguem mobilizar recursos públicos para interesses não tão “públicos” assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo