PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Núcleo de Prevenção de Desastres da Prefeitura mapeia problemas para ver novas ações

Integrantes do Núcleo de Prevenção se reunem e definem algumas prioridades. Novos encontros serão agendados para as próximas semanas

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município se reuniu, nesta quinta-feira (23), para dar continuidade às ações emergências para evitar novos alagamentos em Santa Maria. Foram discutidas ideias para qualificar o Núcleo e definidas ações que, posteriormente, serão revertidas em melhorias para as comunidades atingidas pelas chuvas.

O grupo definiu objetivos e estudou os planejamentos que estão sendo feitos, como o mapeamento das áreas que mais sofrem com as tempestades. Os planos de ação, conforme o Núcleo, consistem, além de estruturar os espaços, na integração das secretarias de governo para que, juntas, trabalhem na prevenção das adversidades.

“São problemas antigos, de 30, 40 anos, que temos de resolver e planejar para que não ocorram com as fortes chuvas”, explica Cladimir Nascimento, da Defesa Civil.

Destacou-se que, a partir dos levantamentos já previamente realizados, as principais causas dos alagamentos passam pelo assoreamento dos arroios, falta de vazão para o escoamento da água, entupimento dos bueiros e o descarte irregular do lixo.

O Instituto do Planejamento (Iplan) já está trabalhando no mapeamento das áreas afetadas e, nas próximas reuniões do Núcleo, deve apresentar o levantamento para que, então, as medidas comecem a ser planejadas e colocadas em prática.

Coordenado pelo vice-prefeito Sergio Cechin, o Núcleo é composto pelo Iplan, secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Defesa Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e Corsan.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo