IMPRESSA. Na coluna desta segunda, a busca do PT pelo entendimento interno e a aposta na chapa “pura”
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 29 de junho, no jornal A Razão:

PT se encaminha para a chapa pura
Petistas locais planejam grande plenária para sábado, dia 4. A ideia é, ainda que oficiosamente, dar o pontapé inicial na caminhada para 2016. O objetivo nada escondido é retomar o comando do Executivo.
Há, entre os estrategistas, o entendimento de que questões nacionais, inclusive o óbvio desgaste que acomete o PT, terão papel subalterno na campanha, focada na comuna. Mais: os que não gostam do petismo já votariam contra, independente de qualquer motivação adicional.
Assim, o que preocupa mesmo, afora os adversários, é a divisão interna. Que, como contou graduado à coluna, começa a ser superada a partir do entendimento entre os principais líderes – Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira. E a aposta é numa chapa pura. Aliança só na proporcional. E olhe lá.
Mas, e com quem? Valdeci Oliveira/Fabiano Pereira? O inverso? Eis a questão em aberto. No próximo sábado talvez ela comece a se destrinchar. Talvez.
REUNIÃO QUENTE…
Apoio à greve na UFSM já teve mais solidariedade entre as categorias. Na sexta, o Conselho Universitário, cujos membros tem proporção de 70% de docentes e 30% para os demais segmentos, passou por debate extenso e polêmico para aprovar moção de apoio à greve dos técnico-administrativos. No fim, aprovou-se apoio às reivindicações. Só.
…NA UNIVERSIDADE
Reitor Paulo Burmann atuou de bombeiro. Por momentos, docentes aumentaram o tom da crítica aos grevistas, por conta da tática usada pelos técnicos. Dois dias antes, eles trancaram durante algumas horas a entrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas e prometem a cada semana ação semelhante em outros prédios.
PEGOS NO CONTRAPÉ
Militantes que alistaram nos últimos dois meses um punhado de eleitores visando cacifar-se para a convenção do PMDB, no dia 29 de agosto, ficaram bastante frustrados. Souberam que o prazo para novos filiados em condições de votar esgotou-se no meio de abril. Não há um só pai na iniciativa, mas, se diz, o fato é que os “históricos” seguem fortalecidos. Logo se confirmará. Ou não.
NADA A OFERECER
Não se nota muita disposição, no Palacete da SUCV, para abrir negociações com os representantes dos docentes, que querem tratar de demandas como o pagamento do piso nacional da categoria. A razão é, mais que política, econômica: não há o que oferecer. Por enquanto.
Travessia urbana é aquela "obrinha" que vai do Castelinho até a Ulbra? Aquela "bagunça" atrapalhando a paisagem? Tudo miragem, balela de petralhas, né, "obrando"?
Mas é bom esse Fabiano, hein! Sempre na mídia, sempre noticia, sempre presente nos holofotes, sempre distribuindo flores na boca do calçadão… Opa, acordei. Estava sonhando com primeiro de abril!
Os Três Risonhos de novo! Economia e corrupção são assuntos nacionais, "terão papela subalterno na campanha". Explica a carta do diretório do estado, até as eleições do ano que vem, farão oposição a eles mesmos. Passadas as eleições, onde ganharem, começarão a falar em "alinhamento necessário com o governo estadual/federal".
Assunto locais serão as promessas de sempre (asfalto até São Martinho, por exemplo), anúncios (2012 candidatura do PT afundava e anunciaram a travessia urbana) e outras cousas. Afinal, são eles que "fazem o diabo numa eleição". Mesmo sem dinheiro, os anúncios "colam".
Valdeci eleito, abre uma vaga de suplente na AL. Em 2018 Fabiano pode tentar voltar para a Assembléia.