PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Santa Maria poderá vacinar 105 mil contra a Gripe. E professores agora também terão prioridade

Vacinação contra a Influenza: Município estima receber mais de 105 mil doses. Campanha inicia em 10 de abril e vai até 26 de maio

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto/arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria estima que mais de 105 mil santa-marienses se encaixam nos grupos prioritários para receber a imunização contra a gripe em 2017. Nesta sexta-feira (24), o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou a principal novidade da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza: professores de todas as redes de ensino também estarão no público-alvo da campanha, que inicia no dia 10 de abril e se estende até 26 de maio.

Conforme o Estado, a meta das prefeituras é vacinar 90% dos profissionais da saúde, indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos (60 anos ou mais). Além destes, o grupo prioritário inclui doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade (detentos e menores infratores) e funcionários de casas prisionais.

Segundo o governo do Estado, mais de 4 milhões de doses da vacina contra a gripe chegarão ao Rio Grande do Sul até o dia 9 de maio, sendo distribuídas semanalmente.

De acordo com o enfermeiro do Setor de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde do Município, Márcio Difante, a orientação do Estado é que, do dia 10 ao dia 13 de abril, sejam vacinados somente os profissionais da saúde. A partir do dia 17 do mesmo mês, a vacinação é aberta a todos os grupos.

Em Santa Maria, todos os postos que contam com sala de vacinação estarão preparados para imunizar a população. É previsto para sábado, dia 6 de maio, o Dia D da Campanha.

As doses são do tipo Trivalente, que combatem a Influenza A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B (Subtipo Brisbane).

PROFESSORES E PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

De acordo com o enfermeiro, serão distribuídas 100.706 doses da vacina para os grupos prioritários do Município (não contando com os professores e os privados de liberdade). A partir deste número, o Estado definiu, conforme Difante, que distribuirá mais 4% do total para imunizar os professores e 1,1% para as pessoas privadas de liberdade e os funcionários das casas prisionais. Desta forma, o número final de doses em Santa Maria será de 105.842 doses.

ESTIMATIVA DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS EM SANTA MARIA

– Bebês de 6 meses a 2 anos – 5.109

– Crianças de 2 anos e menores de 5 anos – 9.038

– Trabalhadores da Saúde – 14.471

– Gestantes – 2.555

– Puérperas – 420

– Indígenas – 178

– Idosos – 36.292

– Doenças crônicas – 32.643

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo