Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (146). Múcio da Silva Nunes, o ferroviário desde que nasceu. E em Santa Maria

Por LICIANE BRUN (texto e foto)

Trilhos da vida de Nunes estão em Santa Maria

Aos 64 anos, Múcio da Silva Nunes passa a maior parte do seu dia no Sindicato dos Ferroviários de Santa Maria. Funcionário aposentado da Rede Ferroviária, Múcio passou alguns anos trabalhando em Cruz Alta, a serviço da ferrovia. Mas nunca se desvencilhou de Santa Maria: voltava todos os finais de semana para ver a família.

A ferrovia faz parte da vida de Múcio desde sempre. Seu pai, Jarcy Coelho Nunes, também era ferroviário. “Eu sempre morei perto de onde passava o trem”, relembra. Múcio ainda recorda que nas férias da infância, viajava até Porto Alegre com o trem Maria Fumaça.

O ferroviário aposentado comenta que, na década de 70, estavam na ativa em Santa Maria cerca de 1500 ferroviários. “Todos os trens que atravessavam o Estado passavam por aqui, e o comércio santa-mariense cresceu por causa dos clientes da viação férrea”, conta.

Seu Múcio tem paixão por sua cidade, mas uma em especial: é torcedor assumido do Riograndense, time fundado por ferroviários. Ex morador do bairro Itararé, das casas da Vila Belga e do bairro Perpétuo Socorro, Múcio afirma que é desses lugares que sentiria falta caso fosse embora daqui. “Já tive convite, mas não quero sair. Eu estou muito bem aqui. Tenho tudo, e aqui criei minhas raízes”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo