Destaque

CIDADE. Com direito a bolo gigante e autoridades, Feirão Colonial festeja seu primeiro quarto de século

Economia solidária: no Feirão Colonial, há um quarto de século consumidores adquirem produtos direto dos agricultores daqui e da região

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), Especial para o Site

Uma grande celebração marcou os 25 anos do Feirão Colonial do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na manhã deste sábado (1º). O evento reuniu autoridades, produtores e consumidores e deu o pontapé inicial para a 24ª Feicoop.

A coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, recepcionou os convidados. Ela relatou que o Feirão Colonial surgiu graças a teimosia de Dom Ivo Lorscheiter e a persistência dos grupos de Economia Solidária.

“Essa história tem uma luta muito grande, mas valeu a pena todas as lutas e brigas que tivemos pela frente, sobretudo, com a fiscalização, que muitas vezes não entende como os pequenos produtores trabalham”, relatou a religiosa.

O Feirão Colonial tem como diferencial o contato direto entre produtor e consumidor, onde é praticado o comércio justo e consumo ético e solidário.

Bolo gigante foi partilhado ao final do evento entre todos os presentes. O prefeito Pozzobom na lista dos que ajudaram a cortar e distribuir

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), participou do ato e ajudou tanto a acender as velas quanto a cortar o bolo gigante dos 25 anos do Feirão Colonial.

“Em hipótese alguma estaremos aqui fazendo qualquer diferença político-ideológica. Essa feira é do povo de Santa Maria, da região e dos milhares de visitantes de todo o Brasil que estarão nos visitando em julho”, afirmou Pozzobom.

O evento ainda contou com homenagem de alunos da Escola Estadual José Otão e apresentação de dança de índios kaigang. O bolo com mais de 2 metros de largura e 80 quilos foi partilhado entre todos os presentes.

Ao final do ato, foi lançada a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. Os eventos serão realizados entre os dias 7 e 9 de julho e irão servir como preparação para a 3ª Feira e 3º Fórum Mundial de Economia Solidária, que irão ocorrer em 2018.

Além de Pozzobom, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, e os vereadores Celita da Silva (PT) e Luciano Guerra (PT) também participaram do ato. Todos foram convidados a instalarem gabinetes oficiais do Executivo, Legislativo e UFSM no local durante a Feicoop.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito Jorge Pozzobom participa da comemoração dos 25 anos do Feirão Colonial”, de Maurício Araújo e Deise Fachin, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo