LUNETA ELETRÔNICA. PDTistas, reajuste de 6,29%, Valdeci, mais feriadão, fim do IPVA, eleição da APUSM

LUNETA ELETRÔNICA. PDTistas, reajuste de 6,29%, Valdeci, mais feriadão, fim do IPVA, eleição da APUSM

* Pelo menos dois fatos politicos relevantes (sim, há outros, dirão diretamente interessados) se alinham no horizonte desta semana. Um, por sinal, bem lá no final – a convenção do PDT.

* Com os ingredientes da incerteza e da disputa anunciados nos últimos dias, não é improvável que duas chapas se apresentem à disputa partidária. Mas a tendência histórica é de acordo, pelo menos para a formação do Diretório Municipal.

* De todo modo, conforme o calendário do pedetismo, até quinta, no máximo sexta, se saberá da possibilidade de chapa única (ou não) para o diretório. Aí, a disputa se transfere para a Executiva.

* O outro fato certo da semana tem data. Acontece nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores. É a aprovação (ninguém duvida de outro resultado) do projeto que reajusta o salário do funcionalismo municipal em 6,29%.

* Discussões sobre outro percentual (e os docentes querem mais, por conta do piso nacional) ou mesmo auxílio alimentação ficam para depois. É isso ou não sai pagamento já na folha de abril.

* Há outra dúvida, que também deve ser desfeita até terça. Como em anos anteriores, a Câmara de Vereadores, com orçamento próprio, concederá reajuste superior aos seus servidores? Com certeza, as partes estão negociando a respeito.

LUNETA ELETRÔNICA. PDTistas, reajuste de 6,29%, Valdeci, mais feriadão, fim do IPVA, eleição da APUSM - luneta-valdeci* O deputado Valdeci Oliveira (foto ao lado, de Marcelo Bertani/AL) participa nesta segunda da reunião semanal do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria.

* Afora o relato de suas atividades como parlamentar, dois temas devem sobressair. Um deles, já recorrente, é o Hospital Regional e as ações do deputado visando sua abertura – inclusive o questionário encaminhado ao Palácio Piratini e a audiência que pretende ter com o Ministério Público.

* O outro é o convite para o Grande Expediente de 17 de maio, na Assembleia Legislativa, em que o tema será o aniversário de 159 anos de Santa Maria.

* Vem aí o terceiro feriadão consecutivo nos finais de semana. Diferente dos dois anteriores, porém, em que o feriado era na sexta, agora será na segunda, 1º de maio, dia do trabalhador. Outra novidade é que, antes da abertura, em 28 de abril, sexta, centrais sindicais promovem greve geral nacional.

* Em Santa Maria, o movimento, que pretende demonstrar contrariedade em relação às reformas previdenciária e trabalhistas, será basicamente do serviço público, especialmente na UFSM.

LUNETA ELETRÔNICA. PDTistas, reajuste de 6,29%, Valdeci, mais feriadão, fim do IPVA, eleição da APUSM - luneta-ipva

Vence prazo de pagamento do IPVA para últimos três grupos de veículos conforme final da placa (foto Alex Rocha/Palácio Piratini)

* O calendário de 2017 do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) se encerra nesta semana, quando vence o prazo de pagamento para os últimos três grupos de veículos conforme a numeração final da placa.

* Logo nesta segnda, será a data-limite para automóveis com as placas com final 8. Até o momento, 70,3% dos contribuintes já pagaram, chegando a uma arrecadação de R$ 1,75 bilhão. 

*  O prazo para os veículos com final de placa 9 termina na quarta-feira (26), ao passo que o final zero tem a última data fixada na sexta-feira (28). Neste período, prosseguem os benefícios dos programas Bom Motorista e do Bom Cidadão.

* Nesta quarta, dia 26, acontecem as eleições para a escolha da nova diretoria da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM.

* Apenas uma chapa está inscrita para substituir a equipe hoje liderada pela professora Tania Moura da Silva, que presidiu a entidade por quatro anos. Com a recente reforma dos Estatutos da entidade, há possibilidade de apenas uma reeleição para os principais cargos da diretoria.

* A chapa “APUSM para Todos” tem como candidato a presidente o prof. Paulo Roberto Magnago, e Eduardo Rizzatti como vice-presidente. Para conferir a lista completa clique AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *