CrônicaHistóriaMemóriaSanta Maria

HISTÓRIA. Orlando Fonseca, os 159 anos da cidade e os grandes influxos de desenvolvimento: trem e UFSM

“…Segundo João Daudt Filho, em seu livro de memórias, não foi fácil convencer os donos dos terrenos ao norte – junto aos morros de que a chegada dos trilhos era a chance de a cidade dar um salto de qualidade. Desconheço as injunções a respeito da vinda de uma instituição federal para a cidade, mas imagino que, se o fundador Dr. Mariano saísse a perguntar para a população, ou ao menos, fosse à tribuna da Câmara de Vereadores para realizar audiências públicas a respeito de seu plano visionário, poderia ter sido desestimulado a levar adiante o seu propósito. Felizmente, tanto no caso do Daudt, que se desdobrou para convencer os santa-marienses da importância da ferrovia, quanto no de Mariano da Rocha, que não se abalou diante das dificuldades de seu empreendimento, a cidade pôde contar com a persistência de gente que tinha um projeto para a cidade…

DE FATOS E DIVERSÕES

…- Sexta passada, um ataque hacker gigantesco foi registrado em mais de 100 países, com milhares de detecções do vírus WanaCrypt0r 2.0, chegando a 100 mil em menos de 24 horas. As ocorrências maiores estão na Rússia, Ucrânia e Taiwan. Já em território brasileiro, os ataques se devem à dupla de marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Em delação premiada, para condenar Dilma, produziram a

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “O presente”, e também outras notas (De fatos e diversões), de Orlando Fonseca. Orlando é professor titular da UFSM – aposentado, Doutor em Teoria da Literatura, PUC-RS, e Mestre em Literatura Brasileira, UFSM. Exerceu os cargos de Secretário de Cultura na Prefeitura de Santa Maria e de Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Escritor, tem vários livros publicados, foi cronista dos Jornais A Razão e Diário de Santa Maria. Tem vários prêmios literários, destaque para o Prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores, pela novela Da noite para o dia, WS Editor; também finalista no Prêmio Açorianos, da Prefeitura de Porto Alegre, pelo mesmo livro, em 2002.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que ilustra esta nota é de Gabriel Haesbaert, originalmente publicada no jornal A Razão, ano passado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo