Câmara de VereadoresPolítica

POLÍTICA. Férias parlamentares (recessos de verão e inverno) com os dias contados. Em Júlio de Castilhos

Atualmente, Legislativo castilhense possui dois meses e meio de recesso por ano. Proposta visa dar fim às sessões extraordinárias

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Vereadores de Júlio de Castilhos pretendem, literalmente, acabar com as próprias férias. Tramita na Casa a proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 02/2017 que visa extinguir o recesso parlamentar que compreende os meses de janeiro, fevereiro (primeira quinzena) e julho. Ou seja, são dois meses e meio de férias por ano.

A proposta foi protocolada pelos vereadores Diego Aquino (PSB) – presidente da Câmara, Vinicius Razia (PSB), Denise Zulian (PSB), Drausio Brandão (PSD), Antônio Aristides Avozani (PP), José Luiz Pacheco da Rosa Júnior (PSDB), Carlos Basílio de Siqueira (DEM), Antônio Derlei da Silva (PMDB) e Marcos Somavilla (PMDB).

Conforme Aquino, que lidera a iniciativa, a proposta foi bem aceita pelos colegas e, no momento, está sob análise jurídica da Casa. A previsão é de que a primeira discussão plenária ocorra na próxima segunda-feira (15) e a votação definitiva em 22 de abril. A situação tem maioria no Legislativo, mas o presidente ressalta que todos os parlamentares são favoráveis.

“Todos aderiram à proposta, inclusive a oposição. Hoje o político já possui um trabalho limitado e o fim do recesso mostra à população a moralidade da Casa”, afirma.

Aquino também ressalta que a ausência do período de recesso termina com as sessões extraordinárias, que muitas vezes possuem temas polêmicos e pouco tempo para análise.

“Em uma sessão extraordinária o relator não tem tempo de fazer uma análise adequada, já que no dia seguinte é obrigado a dar o parecer. Não há tempo para analisar um projeto extenso”, explica Aquino.

Júlio de Castilhos possui em torno de 20 mil habitantes e possui onze vereadores (seis de situação e cinco de oposição). O Legislativo realiza três sessões plenárias mensais, as segundas, às 17h. Além disso, todas as segundas, às 14h, ocorrem reuniões das comissões em andamento na Casa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo