ComportamentoEconomia

COMPORTAMENTO. Jovens com renda familiar baixa viajam gratuitamente entre estados brasileiros. É, sim!

Por BIANCA PEREIRA (com imagem de reprodução), da Equipe do Site

Viagens de ônibus entre os Estados do Brasil é de graça para jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos.  Regulamentada no início do ano pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a lei de 2013 é um direito previsto no Estatuto da Juventude e beneficia 35% dos jovens brasileiros, segundo o IBGE.

Para conseguir o benefício é preciso, além de se encaixar na faixa de renda e etária do programa, se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), no aplicativo ID Jovem ou pelo SITE. Em lugares com dificuldade no acesso à internet a Caixa Econômica Federal se resposabilizará pela emissão de cartões de plástico. Para acessar o site e emitir o cartão é necessário o Número de Identificação Social (NIS).

Para usar é só apresentar o cartão na tela do celular quando for adquirir o bilhete da viagem interestadual com o mínimo de três horas de antecedência e um documento oficial com foto. Cada veículo, possui duas vagas grátis para os jovens que usarem o benefício e a lei ainda determina duas vagas com 50% de desconto no caso da passagem grátis já estiver esgotada.

O cadastro traz outros benefícios como a ida a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada. O funcionamento para este aspecto é semelhante ao da Carteira de Identificação Estudantil, basta apresentar o cartão no momento da aquisição do ingresso e na entrada do evento, sempre com um documento oficial com foto. A diferença é que jovens de baixa renda e que não são estudantes também poderão participar de eventos culturais e esportivos.

A ANTT ainda traz um vídeo explicando o funcionamento e benefícios da ID Jovem.

https://youtu.be/GmWhNU2nMIo

Qualquer recusa em aceitar o benefício ID Jovem deve ser feita pelo telefone 166 da ANTT ou encaminhada ao Procon.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo