CulturaEconomiaHistória

CULTURA. Para marcar 120 anos da Cacism, várias intervenções e um concerto com a Orquestra da Ulbra

Concerto Canção para Santa Maria, além de quatro artistas regionais, também a Orquestra da Ulbra, amanhã, no Theatro Treze de Maio

Por LICIANE BRUM, da assessoria de Imprensa do evento, com foto de Divulgação

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM)  fundada em 29 de junho de 1897, completa 120 anos neste mês. E para comemorar esta data especial, planejou para a comunidade uma programação cultural que traduz solidez, tradição e história. É o projeto Sala de Concertos, que levará ao público de Santa Maria música e arte através de intervenções e de um grande espetáculo com a Orquestra de Câmara da Ulbra e convidados muito especiais.

A música, a infância e o futuro abrem as comemorações do aniversário da instituição. A programação, que é paralela às outras atividades em comemoração à entidade, abre com intervenções musicais do Orquestrando Arte pela cidade. A orquestra, formada por crianças, leva muito a sério a música e vai levar suas apresentações a ugares bem inusitados da cidade e fazer a população se surpreender com seus sons. Confira a agenda das intervenções:

Dia 21 de junho: Janelas do Theatro Treze de Maio, às 16h

Dia 22 de junho: Recepção para o grande concerto, no Park Hotel Morotin, a partir das 19h30min

E, para finalizar a programação, também no dia 22 de junho, a Orquestra da Ulbra sobe ao palco do Park Hotel Morotin ao lado de convidados especiais como Neto Fagundes, Chico Saratt, Sergio Rojas e Analise Severo. No concerto, os clássicos da música gaúcha e regional recebem um arranjo especial: o Som do Sul. O concerto tem o comando do maestro e diretor artístico Tiago Flores.

– Este é um concerto popular na linha nativista. A orquestra já fez concertos em vários estilos, como rock, música urbana gaúcha, nativista e com grandes artistas nacionais. Este especificamente, quando pensei nele, há um ano e meio atrás, foi pra homenagear os 40 anos dos festivais nativistas e colocar aquelas canções que marcaram os festivais, não precisamente as que venceram, mas entre as mais importantes – explica o maestro.

No setlist, canções como Guri, Semeadura, Desgarrados e Não podemos Se Entregar Pros Homem receberão arranjos de orquestra e serão interpretadas pelos músicos convidados.

O concerto terá entrada gratuita e os convites deverão ser retirados na Cacism.

Setlist do Concerto

– CANÇÃO PARA SANTA MARIA (CHICO)

1- Origens – (NETO)

2- Veterano – (NETO)

3 – Guri – (NETO)

4 – Caminhada- Sérgio Rojas ( SÉRGIO)

5 – Colorada- (SÉRGIO)

6 – Semeadura – ( SÉRGIO)

7 – Gaudêncio 7 Luas – (SÉRGIO E ANALISE)

8 – Astro Haragano- (ANALISE)

9- Cordas de Espinho- (ANALISE)

10 – No Sangue da Terra Nada- (ANALISE)

11 – Desgarrados- (CHICO)

12 – Entardecer- (CHICO)

13 – Piquete do Caveira- (CHICO)

14 – Tertúlia- (CHICO E NETO)

15 – Não podemo se entrega pros home – (Todos)

Informações sobre os convidados

NETO FAGUNDES

Cantor e compositor nativista, e apresentador do Galpão Crioulo, na RBS TV, Neto Fagundes é membro da Família Fagundes, tradicional no meio nativista gaúcho. Em 1991, Neto lançou seu primeiro disco, Gauchesco e Brasileiro. Participou, em 2008, do projeto Rock de Galpão, junto à banda Estado das Coisas.

ANALISE SEVERO

Natural de Santa Maria, Analise Severo tem mais de 20 anos de carreira e cinco Cds gravados. É uma das cantoras mais atuantes e premiadas em festivais do Rio Grande do Sul. Com mais de 300 canções gravadas, levou sua música regional a diversos lugares do Brasil e também fora do país. Analise representa a figura da mulher gaúcha nos palcos, com uma identidade inconfundível pela força de sua personalidade musical.

CHICO SARATT

Chico Saratt começou sua carreira como músico em 1982, em São Borja. Participou de vários festivais nativistas e venceu vários deles, com destaque para a Calhandra de Ouro na Califória da Canção, em 1998, em Uruguaiana, e a Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha, por três vezes. É ativo no meio artístico e cultural do Rio Grande do Sul, especialmente em Porto Alegre. Em 2013, lançou o CD Capital, com participação de Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Hermes Aquino, Bidê ou Balde, Celau Moreira entre outros.

SÉRGIO ROJAS

Rojas contabiliza sua história musical desde os 6 anos, quando fez sua primeira apresentação na antiga TV Piratini, em Porto Alegre, para cantar Diz que vou por aí, acompanhado do pianista Luiz Menezes. Quando o DVD foi gravado, em 2011, a banda base de Rojas contava com os músicos que hoje compõem a Banda Melody – finalista do programa Superstar, da Rede Globo. São eles: Guiza Ribeiro (guitarra), Bilo Salau (contrabaixo) e Kaká Lazzari (bateria). A novíssima geração contribuiu para arejar a sonoridade pop e cosmopolita que Rojas propõe.

PROJETO ORQUESTRANDO ARTE

A Associação Orquestrando Arte é uma instituição beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, fundada em 19 de fevereiro de 2014, que tem como objetivo promover o bem estar social, educacional e cultural de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

A Associação desenvolve o Programa Orchestrarium – Incubadora Sociocultural Infantojuvenil, que tem por objetivo formar e manter orquestras, coros, grupos de dança, teatro, grupo de leitura, apoio pedagógico, formação humana integral, entre outros, com o intuito de atender gratuitamente crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 29 anos de idade, no contra turno escolar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Uma boa notícia para Santa Maria seria a CACISM comunicar que vai implodir o Centro de Eventos do CDM. E que construiria outro em lugar realmente adequado (não num bairro residencial) com recursos próprios. Ô notícia boa seria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo