EconomiaMemória

MEMÓRIA. Morre Paulo Bellini, criador da Marcopolo e um dos grandes nomes do empreendedorismo do RS

Informações originais da Rádio Gaúcha

O presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, morreu na manhã desta quinta-feira (15). O fundador da fabricante de ônibus de Caxias estava internado no Hospital da Unimed desde a semana passada. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

O presidente da companhia completou 90 anos no mês de janeiro, quando reuniu mais de 800 convidados nos pavilhões da Festa da Uva. Em agosto do ano passado, para comemorar o aniversário de 67 anos da Marcopolo, Bellini também participou da inauguração do espaço memória Valter Gomes Pinto, que homenageou o outro sócio da empresa. Valter Gomes Pinto morreu aos 81 anos, em 2013.

Neto de imigrantes italianos, Bellini fundou em 1949 a empresa com um grupo de 17 colaboradores. Das primeiras carrocerias em madeira, que levavam 90 dias para serem fabricadas, foi pioneiro em um novo segmento da indústria automotiva. Os chassis eram próprios para caminhões na época.

Na década de 1960, a empresa ingressou no mercado exterior e realizou a primeira exportação de ônibus brasileiros, para o país vizinho Uruguai. Ainda na década de 60, foi lançado o modelo Marcopolo e o sucesso alcançado fez com que, em 1971, a empresa adotasse o nome Marcopolo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo