ESPORTE. Soldiers busca segundo título consecutivo no futebol americano gaúcho. E será hoje, aqui mesmo

ESPORTE. Soldiers busca segundo título consecutivo no futebol americano gaúcho. E será hoje, aqui mesmo

ESPORTE. Soldiers busca segundo título consecutivo no futebol americano gaúcho. E será hoje, aqui mesmo - bi-soldiers-banda

“The Soldiers Band” vai se apresentar no interval do Santa Maria Bowl, que começa no início da tarde de sábado, no Presidente Vargas

Por BIANCA PEREIRA (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

O Santa Maria Soldiers, equipe de futebol americano da cidade, está pela segunda vez consecutiva na final do Campeonato Gaúcho, o Santa Maria Bowl, que acontece neste sábado no Estádio Presidente Vargas, às 13h30 min. É a primeira vez que a cidade recebe a final do estadual organizado pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA).

Seu rival é o Juventude FA, time de Caxias do Sul, que busca o bicampeonato estadual. O SM Soldiers vai atrás do bicampeonato seguido, o tricampeonato na modalidade full pads (com equipamento) e o tetracampeonato geral.

O SM Bowl contará com muitas novidades para os torcedores. A abertura do evento conta com a Banda de Música da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o ex-jogador dos Soldiers, DJ Lukas Romero, que trabalhou em todos os jogos em casa do time, toma conta da sonorização durante toda a partida, e a grande atração é o show da banda The Soldiers Band, formada pelos musicos Alexandre Hoer, Clauson Kraemer, Alexandre Palma e Eduardo Staudt, que acontece no intervalo da partida.

Além disso, os torcedores que estiverem no estádio durante o SM Bowl poderão tirar fotos para o Snapchat com um filtro temático do Soldiers, feito pela a Rock3 Mobile, mesma empresa que criou a moldura de apoio ao Soldiers confirmando presença no SM Bowl, para o Facebook. Neste sábado, também copos feitos especialmente para o evento estarão à venda na entrada do estádio e uma cabine fotográfica estará disponível para o grupo de amigos que quiser marcar sua presença no dia.

Para quem não puder comparecer o programa “Radar Esportivo” fará a transmissão através da Rádio Universidade (800 AM), e o aplicativo oficial do Santa Maria Soldiers disponibilizará um play-by-play exclusivo da partida.

ESPORTE. Soldiers busca segundo título consecutivo no futebol americano gaúcho. E será hoje, aqui mesmo - bi-soliders-horses

Soldiers iniciou sua história no futebol americano como SM Iron Horses

O TIMES E UM POUCO DE HISTÓRIA

Considerados as duas grandes potencias da modalidade no Estado, os times já se enfrentaram ano passado no Gigante Bowl, que aconteceu no Beira-Rio em Porto Alegre, e onde o Soldiers saiu como campeão Gaúcho 2016, ao vencer por 21 a 3. Esse foi o segundo embate entre os dois times, com o primeiro sendo em 2015, quando o Juventude FA tirou o Soldiers do campeonato estadual nas play-offs, por 19 a 0, em um jogo em Caxias do Sul.

Porém, a história do time de Santa Maria, que está trazendo um dos maiores eventos do esporte para a cidade, começou oficialmente há quase 10 anos, e com outro nome. A ideia de montar um time de futebol americano surgiu em 2006, quando um grupo de amigos decidiu praticar o esporte como uma brincadeira de final de semana. A ideia do time criou asas no final de 2007, com a criação do Santa Maria Iron Horses, nome dado devido à história ferroviária da cidade. Os “cavalos de ferro” tiveram dificuldade para encontrar jogadores dispostos a se envolver com um esporte que não era ainda conhecido na região e acabou extinto.

O futebol americano ganhou popularidade no Brasil no final da década de 90, porém a modalidade só foi reconhecida em 2000 com a criação da Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB). Em Santa Maria o time iria se reerguer em 2009, através do Orkut, por onde o antigo time conseguiu reunir diversos interessados em conhecer o esporte.

A Associação Esportiva Santa Maria Soldiers nasceu em 2 de dezembro de 2009, e tem seu nome em homenagem ao enorme contingente militar da cidade. A partir de 2010 os Soldiers começaram a participar de campeonatos regionais, e quem acha que este ano é o primeiro ano invicto do time ao chegar em uma final, está enganado. Seu primeiro título foi ganho em 2011, quando venceu o Campeonato Gaúcho de forma invicta na modalidade no pads (sem equipamento).

ESPORTE. Soldiers busca segundo título consecutivo no futebol americano gaúcho. E será hoje, aqui mesmo - bi-soldiers-caneco

Quem quiser levar uma lembrança, olha só o que tem disponível: um caneco personalizado do espetáculo de hoje

Com a vitória, o time juntou esforços para se equipar e migrar para a categoria full pads, onde estreou em 2012. Com o título de Vice-campeão gaúcho veio a entrada para o cenário nacional do esporte, um seleto grupo que disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano chancelado pela AFAB. Os campeonatos da modalidade começaram a ficar maiores, melhores e mais disputados, com cada vez mais equipes migrando para o full pads. Em 2013 o time conquistou seu segundo título gaúcho e o primeiro como full pads, pela segunda vez de maneira invicta.

Os anos segguintes foram de muitas mudanças, com os fundadores do time e muitos dos jogadores mais antigos se afastando como jogadores ou indo para outros times maiores. Em 2016, o time da cidade conseguiu se reestruturar completamente e conquistou o Campeonato Gaúcho pela segunda vez na modalidade full pads, no primeiro campeonato sob a organização da Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA). O evento foi o maior do futebol americano no Estado, levando cerca de 12 mil amantes do esporte para o Beira-Rio em Porto Alegre.

Com a vitória, a direção dos Soldiers lançou, em agosto de 2016, muitas novidades para os torcedores. O aplicativo para smartphones, a loja virtual e o plano para sócios fizeram sucesso e continuam dando suporte para o time. Além disso, a equipe subiu para a considerada série A do futebol americano brasileiro, a Superliga ou BFA (Campeonato Brasileiro de Futebol Americano), que começa no próximo fim de semana, no dia 8 de julho, em Caxias do Sul, contra ninguém menos que o Juventude FA.

Atualmente o Santa Maria Soldiers continua invicto no Campeonato Gaúcho 2017, com a melhor campanha e o melhor saldo de pontos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *