Destaque

PARTIDOS. Duas definições e dúvida daquelas bem grandonas na presidência cercam PDT, PSB e PMDB

Enquanto Marcelo Bisogno e Fabiano Pereira (D) se encaminham para presidir PDT e PSB, no PMDB ainda persiste grande interrogação

Três entre as maiores agremiações políticas em Santa Maria têm convenção neste mês de agosto: PSB, dia 5; PDT a 12 e PMDB no final do mês, no dia 26. Enquanto os dois primeiros encaminham com relativa tranquilidade os seus diretórios e executiva municipais, o terceiro… pena com uma grande divisão interna, que torna virtualmente impossível uma previsão segura para o desfecho.

A seguir, em poucas linhas, o que está acontecendo e o que pode ocorrer com cada um. Ah, as fotos na montagem acima são dos perfis no Feicebuqui dos retratados. Acompanhe:

PSB É FABIANO – entre os socialistas, que contam com 933 filiados na cidade (conforme dados de junho do Tribunal Superior Eleitoral), e fazem o seu Congresso, o equivalente às convenções, em outras siglas, está tudo definido. E faz tampo. Fabiano Pereira chegou do PT para comandar a sigla. Faz isso como presidente da comissão provisória e, agora, será formado um Diretório e, a partir dele, uma Executiva. Que será comandada por Fabiano, na presidência.

Até a próxima sexta-feira, data em que acontece um regabofe para lembrar o aniversário de seu líder (que, por sinal, é no dia 1º, terça), a nominata estará concluída, para ser referendada no sábado, dia 5, em evento matutino na Câmara de Vereadores.

PDT SERÁ BISOGNO – No pedetismo, com seus 3.143 alistados, segundo o TSE, aparentemente a ação dos dirigentes estaduais, em nome unidade para a disputa principal, em 2018, foi bastante eficiente. A ponto de os dois grupos que se formaram a partir do resultado da eleição de outubro passado, e que pareciam inconciliáveis, se unirem de alguma maneira.

Agora, só o que falta é a formalização de chapas únicas, tanto para o Diretório quanto para a Executiva. E ambos serão chancelados na convenção marcada para o dia 12, na Câmara de Vereadores. A tendência é a presidência continuar com Marcelo Bisogno. Rogério Ferraz estará na Executiva, só não se sabe, ainda, em que cargo. A conferir.

O PMDB SERÁ… SERÁ… – Na verdade, faltando quatro semanas menos dois dias para a convenção marcada para 26 de agosto, na Câmara de Vereadores, o quadro é absolutamente indefinido no segundo maior partido, em número de filiados (4.015, conforme o TSE).
Dois grupos disputam o protagonismo na agremiação que governou Santa Maria nos últimos oito anos, é governo no Estado mas, na cidade, virou apenas um importante apoio para o prefeito Jorge Pozzobom. Quem vai presidir este PMDB dividido, e que não terá, por exemplo, candidato local algum para concorrer a deputado federal e, mesmo que tenha à Assembleia, este poderá ficar sozinho? Ninguém ousaria dizer hoje. Exceto que um acordo parece bem improvável.

De um lado, a liderança pode ser de Magali Marques da Rocha, ex-candidata a vice-prefeito, junto com o PSB de Fabiano Pereira (hoje no governo do Estado), e que atua na FASE. De outro, o ex-secretário municipal e ex-presidente Antonio Carlos Lemos ou uma novidade, o atual secretário de Planejamento de Itaara, Valmor Franciscato Júnior.

Quem vai ser? Nem Ele sabe. Ainda.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O PDT não tem jeito. Vai escolher um derrotado contumaz para Presidente. Ha mais de 20 anos que a família preside o partido sem ganhar nada.
    É outro caso de sindrome de Estocolmo.

  2. O Fabiano vai de mal a pior, agora ter que se sujeitar a ser presidente municipal do PSB de 933 filiados, será que não percebeu que sua carreira politica acabou. Tem que fazer concurso publico publico agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo