Eleições 2018PartidosPolítica

POLÍTICA. Articuladores do Piratini preocupados com possível candidatura de Dilma, diz o Correio do Povo

Correligionários do governador admitem que quadro eleitoral muda com ex-presidente na disputa pelo Palácio Piratini no próximo ano

Do portal do Correio do Povo, com texto de Luiz Augusto Kern e foto de Reprodução

A possibilidade de que Dilma Rousseff venha a concorrer a governadora pelo PT, no ano que vem, é um dos poucos temores dos estrategistas da candidatura à reeleição de José Ivo Sartori (PMDB). Nos bastidores, eles admitem que, se Dilma entrar na disputa, o quadro eleitoral se modifica completamente.

Interlocutores com acesso ao Palácio Piratini identificam que se a ex-presidente aceitasse concorrer, o Rio Grande do Sul iria reviver a mais acirrada disputa eleitoral já presenciada pelos gaúchos. Em 1998, o então governador Antônio Britto (PMDB) tentou a reeleição e enfrentou o ex-prefeito de Porto Alegre Olívio Dutra (PT) nas urnas. Olívio venceu por apenas 97 mil votos.

No momento, contudo, não há sinalização de que Dilma venha a concorrer ao governo. Mesmo assim, a possibilidade assusta os peemedebistas. No início deste ano, Dilma havia sinalizado a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara ou no Senado em 2018.

PP

Na disputa de 2018, o PP pode perder um aliado. O PP ainda não sabe se permanece na chapa à reeleição de Sartori ou se lança candidato próprio ao Piratini. Internamente é dado como certo que o secretário dos Transportes Pedro Westphalen aceita ser vice de Sartori. A candidatura da ex-presidente da Assembleia Silvana Covatti já está descartada.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Junção da esquerda? PT com Lula no comando nunca foi esquerda. Ele até cortou ponto de funcionário público em greve, lembram-se? Já a dama de vermelho tentou soltar as asinhas dando uma guinada em direção à Venezuela e vejam o caos que aconteceu. O PT tenta de tudo, desesperadamente, fazer Lula candidato, pois sem ele o barco afunda de vez. Mas Lula não fez governo de esquerda e até se coligou com Collor, Maluf, Sarney, etc.. tudo pela governabilidade e poder. Que coisa, heim? Hollywood não seria tão criativa de imaginar tantas nuances como a nossa política é capaz de germinar.

    Aliás, PSOL não gostou do Lula puxar as orelhas deles uns dias atrás. A Luiza Erundina retrucou o Lula dizendo para ele ser rompante com a direita golpista com quem se coligou (o que diz o estatuto, PT?). E por falar em nanicos, esses não levantam nem drones do chão.

  2. Articuladores do piratini , existe isso ?????? e para que ????? o PMDB ta bem mortinho na proxima eleição, deve fazer no maximo uns 4 deputados estaduais ( isso SE o Schirmer concorrer ), se existem deveriam se preocupar com o Sartori que esta enterrando o PMDB ate os fios de cabelo , não com a Dilma, alias acho que com ela o PT não ganha. Unico que pode vencer do PT é o famoso GALO MISSIONEIRO, o resto é o resto.

  3. Os outros nomes? “Cheiro de naftalina”. Já foram governo e não deram certo. Não resolveram nada. Paim, uns meses atrás, queria sair do PT. Enrolou e se enrolou. Esses nomes se amordaçaram, são incapazes de reformar o partido, voltar às origens, exigir a cobrança do estatuto, de expulsar os já julgados criminosos, que seria a única forma do PT ter mais chance. É uma carga muito pesada para a sociedade eleger um deles que representa o PT. Qual dos PT? Se não se mexerem para mudarem o PT, vão se afundar junto.

    As coisas têm seus tempos. Os partidos atuais e todas as suas lideranças “já deu”. Página virada. Ninguém aguenta mais. Não sei por que o TSE ainda não extinguiu todos os partidos envolvidos com caixa 2 e corrupção. Mantê-los vivos será um grande carma para nós nas eleições do ano que vem.

  4. Não pense a volta da dama de vermelho como uma boa retaliação ao “PDMB golpista”, isso é ingênuo e pequeno. Nem vocês se sentem bem com a dama de vermelho tentando manter visibilidade. Acharam um cargo para ela dentro do PT por obrigação, nem muitos de vocês a querem mais, isso é fato. Assumam. Foi um desastre imenso.

    Pense no bem da sociedade, que não merece a volta dessa senhora para nenhum cargo público. Antes disso ela deveria resolver suas pendências com a Justiça que, aliás, vão pipocar.

  5. Dilma tem que concorrer, para mostrar para o PMDB Golpista, que ela eh etica e capaz, somente precisa fazer uma alianca pela esquerda somente, com PC do B, PCB, PCO, PSOL e PROS.
    O PT tem muito nomes forte o que assusta o PMDB e a direita, como tambem Olivio Dutra, Miguel Rossetto, Jose Paulo Bisol e Henrique Fontana, como tambem o Senador Paulo Paim.

  6. Rindo para variar. Para começo de conversa PT encolheu no RS. Nas maiores cidades não consegue nem uma candidatura competitiva (POA, Caxias, Pelotas). Dilma tem rejeição astronomica. Da eleição citada para cá ocorreram eleições polarizadas que acabaram dando a vitória a um terceiro. Ou seja, o balão de ensaio é só para dar risada.

  7. A chance de ganhar uma vaga na Câmara ou Senado existe porque aqui é Brasil. Se a dama de vermelho tivesse governado um país decente com os mesmos fatos acontecidos aqui, ela já teria se aposentado politicamente e até sumido de vez, indo morar numa ilha deserta, de vergonha e remorsos por culpa do tanto mal que fez. Já nesse país surreal, a falta de vergonha dessa gente é inconteste. Somado a isso, a simplória visão de parte da sociedade que pode votar numa pessoa que não sabe conectar duas frases quando discursa, que diz: “eu me engasguei comigo mesma”, que fez graduação de economia e mesmo assim conseguiu quebrar um país inteiro, a notícia correta seria mostrar o grande medo na sociedade lúcida prevendo novos caos nas situações que ela voltar a ganhar poder. E com a morosidade na Justiça com o foro privilegiado que ela viesse a ganhar.

  8. Assusta mais ainda a sociedade decente que adora esse Estado e quer que a situação financeira caótica mude com reformas realistas, que finalmente se conserte as contas públicas e os professores voltem a ganhar um salário decente. Mas parece que nem os professores querem isso, pois são contra as reformas. Quem ama esse Estado não pode querer o caos, a piora das contas, logo, nem os vermelhinhos vão querer que ela se candidate ao governo.

    Ela não vai concorrer ao governo, não teria chance, mas pode concorrer para a Câmara ou Senado. A intenção maior dela é ganhar foro privilegiado. Para isso precisa concorrer a uma vaga que tenha real chance de ganhar. O foro privilegiado ajudaria a dama de vermelho a se blindar nos processos penais que vão aparecer, já que Mantega, Palocci, Eike, Bendine e outros estão na fila das delações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo