Destaque

UFSM. Confira, em vídeo, como foi definida, afinal, a formação da lista tríplice para a escolha do novo reitor

Nome de Paulo Burmann encabeça a lista tríplice enviada ao MEC e definida na reunião conjunta dos conselhos superiores da UFSM

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Victória Lopes/Divulgação), da Equipe do Site

Uma tradição foi quebrada na reunião dos conselhos superiores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizada em 11 de julho. Na ocasião, foi acertada a formação da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) com os nomes dos três candidatos à reitoria. Em pleitos anteriores, os candidatos derrotados na consulta acadêmica costumavam retirar seus nomes.

Como noticiado na madrugada passada pelo site (CLIQUE AQUI), o fato causa preocupação ao atual reitor, Paulo Burmann, reeleito na consulta acadêmica. Existe a possibilidade do Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), nomear qualquer um dos três nomes da lista – completada por Dalvan Reinert e Helenise Antunes – para o cargo de reitor.

Mas como foi definida a formação da lista tríplice?

O site foi atrás da resposta e encontrou um vídeo com o encontro dos conselhos superiores.

Assista ao trecho que esclarece a polêmica:

 

A reunião é presidida por Burmann, que inicia formando a comissão de escrutínio dos votos dos conselheiros. Logo depois, o diretor do CCSH, Mauri Löbler, questiona quais nomes devem compor a lista junto ao nome do reitor eleito. Burmann, então, explica que o resultado indica a ordem de classificação da consulta. Porém, ele relata um histórico de manifestação dos candidatos.

É neste momento que candidata à reitoria, Helenise Antunes, solicita a inclusão de todos os candidatos na lista. Contudo, ela faz uma ressalva.

“De forma alguma, eu e a professora Laura (candidata a vice) iremos assumir em caso de indicação do MEC, que fique registrado nos autos dessa ata, pois acreditamos na democracia e na escolha dessa comunidade”, afirma Helenise.

O candidato Dalvan Reinert não participou da reunião dos conselhos superiores.

O vídeo completo da reunião dos conselhos da UFSM você assiste neste link http://farol.ufsm.br/videos/ver/KICXFX/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. “Sítio” está com falta de assunto. Ou estão com preguiça. Se porventura Brasília nomear alguém diferente de Burmann aí teremos um ato digno de nota. Derrotados no pleito retirar o nome da lista tríplice também não é algo centenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo