EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Inflação de Santa Maria é maior que a nacional, no mês passado. No acumulado, é parelho

Entre os itens que mais tiveram o preço elevado, mês passado, está a TV por assinatura (18%)
Entre os itens que mais tiveram o preço elevado, mês passado, está a TV por assinatura (18%)

Foi divulgado agora à tarde o Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, um levantamento realizado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Economia da Unifra. Segundo o trabalho, a inflação local no mês de março foi de 0,43%, o que significa uma desaceleração, em relação ao 0,50 % verificado em fevereiro e ao, quase, estratosférico 1,40%  de janeiro.

O trabalho realizado sob a coordenação geral do professor Mateus Frozza, com a coordenação de estatística de Leonardo Dalla Porta a a análise econômica de Fábio Nascimento e Rafael Pentiado Poerschke, mostra também, segundo REPORTAGEM da versão online do jornal A Razão, que o índice santa-mariense superou o nacional (0,43%), apurado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Isso, porém, não significa exatamente uma tendência. Afinal, se tomado índice anualizado, Santa Maria apresenta um reajuste bastante semelhante ao de todo o País, com seu 9,75% de aumento. A seguir, você confere o Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria, conforme material enviado à imprensa pelo Lape:

A inflação no município de Santa Maria, calculada pelo laboratório de práticas econômicas (LAPE), vinculado ao curso de Ciências Econômicas da UNIFRA, alcançou a variação de 0,90% em março, ante 0,50% verificada em fevereiro e 1,40% em janeiro.

No acumulado em 2016, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) chegou a 3,55% e nos 12 meses 9,75%. Para os meses subsequentes, aumentos na tarifa de de ônibus municipal deve impactar no custo de vida do santa-marienses…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo