PrefeituraSanta MariaSaúde

DAY-AFTER. Liliane Mello Duarte assume a secretaria da Saúde e pretende fortalecer a atenção primária

Prefeito Jorge Pozzobom apresentou balanço de seus 212 dias à frente da pasta de saúde – que acumulou com o comando do Executivo

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

O prefeito Jorge Pozzobom inicia o mês de agosto sendo apenas prefeito. Na manhã desta segunda (31), em uma coletiva de imprensa, ele passou o posto de secretário de Saúde para sua adjunta, a enfermeira Liliane Mello Duarte. Mas não sem antes apresentar um relatório detalhado das ações que realizou nos 212 dias em que esteve à frente da pasta.

O principal destaque foi o Mutirão Fila Zero, o qual já promoveu 48.226 agendamentos, sendo 28,7 mil consultas e 19.526 exames. Pozzobom também divulgou que 1.508 pessoas que haviam confirmado a presença não compareceram à consulta.

Também chamou atenção o dado referente ao número de atendimento do SUS. Santa Maria tem 277 mil habitantes e 311.108 usuários da rede SUS, o que comprova que a cidade recebe uma grande quantidade de pacientes da região.

Entre os anúncios feitos pelo prefeito, destaque para a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma do Pronto-Atendimento (PA) do Patronato; assinatura de um termo de colaboração com a Unifra para os residentes auxiliarem nas unidades de ensino; e o início da licitação para continuação da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta.

Ainda serão habilitadas cinco novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF); a renovação da frota do Serviço Móvel de Urgência (Samu); e transformação dos PAs do Patronato e Tancredo Neves em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Falta muita coisa para fazer, mas confesso que saio com meu coração alegre. Gostaria de permanecer mais um tempo, mas a demanda do governo aumentou muito”, afirma Pozzobom.

Concurso a caminho

A nova secretária de Saúde, Liliane Duarte, relatou ao site que seu primeiro desafio será fortalecer a atenção primária, gerando maior resolutividade. Ela também conta com o concurso público para o setor.

“Acreditamos que o concurso ocorra em até seis meses. Mas ainda não sabemos quantas vagas serão criadas, uma vez que temos um teto de contratação que irá depender da arrecadação do Município”, explica Liliane.

A secretária comemorou o fato de a Prefeitura ter firmado um termo de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para instalação do terceiro turno de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, em Camobi. Ela acredita que a iniciativa pode ajudar a desafogar o pronto-socorro do HUSM.

“Sempre que melhoramos processos e trabalhamos em rede, desafogamos o sistema. A atenção primária é primordial, pois o paciente fica na sua unidade básica e evita um agravamento, sobretudo, em pacientes crônicos”, relata Liliane.

Confira, abaixo, os principais dados apresentados pelo prefeito na manhã de segunda:

Diagnóstico da Saúde – Prefeitura Municipal de Santa Maria

Comparativo população de Santa Maria / Atendimentos na Rede SUS

– 277 mil habitantes

– 311.108 usuários na Rede SUS

– Sendo 140.325 homens e 170.217 mulheres

– Do total, menores de 12 anos correspondem a 43.924

– De 1º/01/2017 a 31/07/2017: 16.044 novos usuários cadastrados no SUS

Comparativo de procedimentos nos pronto-atendimentos em 2016 e 2017:

# Pronto Atendimento do Patronato

– 2016: 90.183 procedimentos em todo o ano

– 2017: 56.614 procedimentos apenas no primeiro semestre

# Pronto Atendimento da Tancredo Neves

– 2016: 50.971 procedimentos em todo o ano

– 2017: 60.489 procedimentos apenas no primeiro semestre

FILA ZERO

Diagnóstico do “Limpa Fila”

– 64 mil pessoas aguardando por consultas e exames nos últimos cinco anos

– 7.410 óbitos

– 48.226 agendamentos realizados

Comparativo de exames e especialidades atendidas em todo o 2016 e no primeiro semestre 2017:

Mamografia

– 2016: 600 exames realizados em todo o ano;

– 2017: 2.646 exames realizados apenas no primeiro semestre.

Ecocardiografia (Coração)

– 2016: 86 exames realizados em todo o ano;

– 2017: 426 exames realizados apenas no primeiro semestre.

Pneumologista

– 2016: 148 consultas em todo o ano;

– 2017: 139 consultas apenas no primeiro semestre.

Sorria Santa Maria (Fila Zero da Saúde Bucal)

– 603 pessoas aguardavam na fila por atendimento odontológico;

– 242 já foram atendidas desde o início do projeto, em abril.

Investimentos

– Habilitação de 5 novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF);

– Renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Planejamento

– Pela primeira vez, um engenheiro e uma arquiteta irão assessorar diretamente a Secretaria de Saúde do Município;

– Os profissionais serão destinados à elaboração de projetos para reforma/ construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Km 3 e uma Estratégia Saúde da Família (ESF) no Bairro Urlândia/Santos.

Modificações

– O Executivo está buscando a transformação do Pronto Atendimento do Patronato em UPA II e do Pronto Atendimento da Tancredo Neves em UPA I;

– Equipe técnica do Ministério da Saúde virá a Santa Maria para avaliar as condições das unidades e a possibilidade de transformação;

– Medida possibilitará economia de R$ 12 milhões por ano para o Município.

Parceria

– Termos de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para instalação do terceiro turno de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, em Camobi.

Compromisso

– Concurso público para a área da Saúde.

Ações

– Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Santa Maria e Defensoria Pública, para evitar a judicialização da Saúde: Em 20 dias, 49 processos entraram na Prefeitura, e apenas 8 tiveram continuidade;

– Assinatura da Ordem de Serviço para início da reforma do Pronto Atendimento do Patronato;

– Assinatura do Termo de Colaboração com a Unifra, para que os residentes da instituição de Ensino Superior possam auxiliar o Município nas Unidades de Saúde;

– Assinatura de documento para dar início à licitação para continuação da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta.

Nova equipe da Secretaria de Saúde do Município

– Secretária: Liliane Mello Duarte

– Secretário adjunto: Rodrigo Silva Jardim

– Superintendente de Atenção Especializada e Hospitalar: Cristiana Schuch

– Assessor de Planejamento: José Carlos Pereira

LEIA TAMBÉM:

Compromisso com a Saúde: Prefeito Pozzobom detalha ações da área nos sete meses de Governo”, de Mariana Fontana, com fotos de Deise Fachin, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI )

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para o fortalecimento da atenção primária vão ser disponibilizados vários personal trainers, que serão distribuídos nos diversos postinhos da cidade.Está sendo licitado quantidade de suplemento Whey que dê para os 3 próximos anos. Os funcionários estão sendo estimulados a irem de bike para seus locais de trabalho. Tudo para perder aquelas dobrinhas a mais e promover concursos de abdômen “tanquinho”. E se o numero de atendimentos não aumentar , pelo menos a rapaziada vai estar “sarada”. Tudo com muito amor.Ui

  2. Bom. Tinha gente que pleiteava o cargo maior da Secretaria de Saúde. Quando não logrou êxito, através de diversas atitudes, provou que, de fato, não tinha condições de ocupar o cargo.
    Faltou alguém perguntar ao prefeito qual a próxima prioridade, já que na saúde aparentemente está tudo encaminhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo