ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. A sucessão de Schirmer e o primeiro passo, que vem via PSDB

Será do PSDB liderado por Pozzobom o primeiro lance com o olho em 2012

Confirmada para 20 de março, a convenção municipal do PSDB tem tudo para ser o, digamos, pontapé inicial mais ou menos oficial das articulações visando o pleito municipal de 2012.

É certo, primeiro, que o atual presidente deixará o cargo. Perdeu as condições políticas – embora ninguém jamais dirá isso de público, inclusive para não provocar cisões internas antes do tempo. Também é igualmente correto que o novo comandante terá, obrigatoriamente, alinhamento com o que pensa o deputado Jorge Pozzobom.

Dois nomes despontam, inclusive porque já se dispuseram a colocar-se nessa posição, para dirigir formalmente a sigla: o vereador Admar Pozzobom e o ex-presidente Álvaro Rochedo. A composição de ambos é bastante provável, para não dizer certa.

E daí? Daí surgem duas questões. Uma: como ficará a relação tucana com a prefeitura. Hoje, até por ligações familiares, é umbilical. E depois? Se depender do prefeito Cezar Schirmer, continua tudo igual. Outra: que tipo de comportamento será estabelecido em relação ao próximo pleito. Aí, parece claro que Jorge Pozzobom pretende esticar até onde for possível sua candidatura (hoje, estrategicamente, negada) a prefeito.

De todo modo, já se pensa, e muito, acerca do pleito comunal. Formalmente, talvez o tucanato seja o primeiro a se mexer. Mas, nos bastidores, o assunto já domina o trololó, por exemplo, no PT. Se sabe que o nome sairá da cabeça da dupla Valdeci Oliveira/Paulo Pimenta. O candidato pode ser qualquer um dos dois. E terá o apoio de Fabiano Pereira – descartado pela decisão de Tarso Genro, que não quer saber de candidatos a prefeito em seu secretariado.

E o PMDB? Bem, este é o mais certo de todos. Está em campanha desde 1° de janeiro de 2009. Cezar Schirmer é o candidato. Embora, e isso é pra lá de natural, diga que isso não é assunto para agora. É. Ele sabe disso. E sua parceria mais ainda.

E os outros partidos? Gostem ou não, serão coadjuvantes. E seu papel ainda não está na sinopse. A participação deles se dará já com a novela andando.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo