Destaque

SAÚDE. Mutirão zera fila de espera odontológica

Diversos procedimentos dentários são oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Saúde do Município. Foto João Alves

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

O sábado (16) chuvoso foi de mutirão odontológico promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Política de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde. Das 8h às 14h, o projeto “Sorria Santa Maria”, realizou 97 procedimentos dentários e registrou 27 pessoas atendidas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros. Os números totalizam 1.175 procedimentos realizados pelas equipes, resultando em 281 pacientes atendidos, desde a implantação do projeto, em abril deste ano. O “Sorria Santa Maria”, também chamado de Fila Zero da Odontologia, chegou à sua 11ª edição.

O prefeito Jorge Pozzobom visitou o Centro de Especialidades Odontológicas durante a manhã. E mais uma vez, destacou a dedicação e a iniciativa da Política de Saúde Bucal em promover o “Sorria Santa Maria” com o objetivo de acabar com a fila de espera por tratamentos dentários com restaurações, limpezas, aplicações de flúor, próteses e extrações, além das ações paralelas, como orientações sobre higiene bucal e distribuição gratuita de kits de escovação.

“É essa dedicação voluntária dos profissionais de saúde do Município que estão dando a resposta que faltava, de que é possível fazer mais e melhor pela população. Estamos atingindo nosso objetivo com o comprometimento dos nossos servidores e com a participação da população, que está compreendendo as dificuldades que temos, sem deixar de acreditar no nosso empenho”, afirmou o prefeito.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Bucal de Santa Maria, Patrícia Campagnol, os números são satisfatórios, mas poderiam ser melhores na manhã deste sábado, pois 14 pacientes agendados deixaram de comparecer em função do dia chuvoso. Mesmo assim, com os mutirões realizados a cada 15 dias no CEO, a demanda de atendimentos dentários que estava reprimida no Município desde 2012, conseguiu ser zerada. No entanto, o projeto segue até dezembro. A próxima ação do projeto será no dia 21 de outubro, com o “Sorria Criança”.

“Conseguimos zerar a fila de espera para aqueles pacientes que estavam aguardando tratamento odontológico na especialidade de clínica geral. Mesmo assim, vamos continuar com o projeto até o final do ano e reforçamos o chamado às gestantes do Município, pois é muito importante o acompanhamento odontológico durante o pré-natal, pois ele faz toda a diferença para a saúde da mãe e da criança”, alerta Patrícia.

Aquelas gestantes que ainda não foram contatadas pela equipe, podem comparecer espontaneamente no Centro de Especialidades Odontológicas, durante os dias de realização do projeto. Outra opção é entrar em contato com a Secretaria de Saúde, deixar o número do telefone para que os profissionais de Saúde Bucal possam agendar atendimento.

Ações de orientação e prevenção
Além dos atendimentos dentários, a 11ª edição do “Sorria Santa Maria” também contou com atividades paralelas de orientação e prevenção. Acadêmicos e residentes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia e Farmácia participaram durante toda a manhã. O mutirão teve ainda reforço de profissionais da Política de Saúde da Mulher e da Política de Combate ao Tabagismo.

E o CEO se engajou na campanha mundial de valorização a vida e prevenção do suicídio, conhecido como “Setembro Amarelo”. A sala de espera do CEO esteve decorada com balões, cartazes e folders explicativos distribuídos por profissionais da Saúde Mental.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo