Política

BRASÍLIA. Conselho de Ética do Senado arquiva, de novo, denúncia contra Aécio Neves (PSDB)

Senador Aécio Neves (PSDB) afirma que não houve crime ou quebra de decoro. Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por Iolando Lourenço e Heloisa Cristaldo / Agência Brasil

O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador João Alberto (PMDB-MA), determinou nessa terça (24) o arquivamento do pedido de abertura de procedimento disciplinar contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão seguiu parecer da Advocacia-Geral do Senado.

O pedido de investigação no conselho foi protocolado pelo PT em 28 de setembro para que o colegiado avaliasse se o senador havia quebrado o decoro parlamentar. A alegação do partido se baseou na denúncia apresentada pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da J&F, segundo qual Aécio teria recebido R$ 2 milhões não-declarados.

No entanto, segundo o parecer da Advocacia-Geral do Senado, a “representação do PT é no máximo uma versão atualizada da representação do PSOL [e da Rede]” contra Aécio, que já havia sido arquivada pelo conselho em julho. “Tanto é que reproduz ipsis litteris, um trecho da peça precursora”, segundo o órgão do Senado.

“Senti que o parecer tinha sentido e combinava também com a minha posição pessoal”, disse João Alberto ao justificar a decisão de arquivar o processo.

Senadores do Conselho de Ética podem apresentar recurso para tentar reverter o arquivamento.

Em julho, o presidente do Conselho de Ética decidiu não aceitar o pedido feito pela Rede e pelo PSOL. Após recurso, o caso foi a votação no colegiado, que confirmou o arquivamento com 11 votos favoráveis e quatro contrários.

Defesa
Em nota, a defesa do senador Aécio Neves reitera “a absoluta correção” na conduta do senador. “As investigações demonstrarão que os recursos citados referem-se a um empréstimo entre privados que não envolveu dinheiro público ou qualquer contrapartida. Portanto, não houve crime ou quebra de decoro”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Eis aí o exemplo bem acabado do tamanho da republiqueta de bananas que esse país é. “Uma mão lava a outra e todas juntas nos agarramos ao poder e ao foro privilegiado”. E tem gente em Santa Maria que se emociona por fazer parte de um partido que faz de conta que nada aconteceu. Um partido que faz pior, coloca nas mãos do próprio suspeito a decisão de se desligar ou não da presidência do partido. Isso não existe. É outro conto de fadas de um mundo de outra dimensão.

  2. Lembra também a lista de Furnas (que pode ou não ser verdadeira, para quem produziu, vermelhinhos, basta a dúvida). O que levanta o assunto do loteamento dos cargos federais do país. Furnas é feudo da bancada mineira. Cia Hidrelétrica do São Francisco é da bancada do Nordeste. Itaipú também tem “dono”. Assim por diante.

  3. Vermelhinhos têm gana especial do Aécio. Provavelmente se eleja deputado federal ano que vem, daqui 10 anos ninguém lembra mais do assunto, outras barbaridades já aconteceram. Quem lembra que Renan Calheiros foi um dos redatores da “constituição cidadã”, documento que o “pessoal do jurídico” trata como se fosse a Bíblia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo