Artigos

Desafios e oportunidades ao empreendedorismo – por Daniel Arruda Coronel

Nos últimos anos, cada vez mais têm aumentado as bibliografias e pesquisas sobre o papel e a atuação dos empreendedores. De acordo com Schumpeter (1949), o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

As principais características do empreendedor são conhecimento, liderança, dinamismo, independência, organização e capacidade de não esmorecer frente aos obstáculos com que se defronta.

No Brasil, os principais desafios que o empreendedor tem que superar, caso queira “sobreviver” no concorrido mercado, estão relacionados à sobrevalorização cambial, o que corrobora para o aumento das importações; às altas taxas de juros; às baixas taxas de investimentos; ao aumento da inadimplência, oriundo dos mecanismos de tentar manter a demanda aquecida; à desindustrialização, que pode ser entendida, a grosso modo, como a perda da participação do setor industrial na composição do Produto Interno Bruto (PIB); à elevada carga tributária; às questões de logística, que contribuem para o aumento dos custos de produção; ao fraco desempenho do comércio mundial; e à inflação que, infelizmente, não está completamente debelada.

Qualquer um destes fatores seria motivo de preocupação para os agentes econômicos, contudo todos estes e com a velocidade com que têm se acentuado nos últimos anos, deixam o empreendedor apreensivo.

Não obstante a isso, o empreendedor tem várias oportunidades que podem, de uma certa forma, tranquilizá-lo, tais como a estabilidade política do país; a ampliação da classe média, o potencial de ampliação da área cultivável; os investimentos para a Copa e as Olimpíadas. Todos estes fatores elencados anteriormente colaboram para o país ser o terceiro mais atrativo para investimentos, conforme a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Enfim, embora os obstáculos sejam muitos e difíceis de serem superados, as perspectivas futuras dão alento para que o país tenha muitos Barões de Mauá, ou seja, brasileiros que acreditam no seu país e não esperam acontecer, pessoas que, com seu trabalho e esforço, mudam a história de seu país.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo