Política

SOBE/DESCE. Uma semana para o líder do governo esquecer. Mas teve um edil que marcou um golaço

Quem esteve na Câmara, na terça, aplaudiu de pé a iniciativa do vereador Alexandre Vargas em repúdio ao racismo. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

A semana foi agitada no meio político de Santa Maria. O destaque foram duas moções apresentadas no Legislativo, uma de repúdio e outra de apoio. Ah, e também teve uma campanha forte contra o prefeito. Confira:

SOBE
⇑ Alexandre Vargas (PRB)
O vereador marcou um golaço com a moção de repúdio contra atos racistas na UFSM, defendida na sessão de terça-feira (24). O Plenário da Câmara ficou lotado para acompanhar o ato, reunindo representantes dos movimentos sociais e líderes do PDT, PT e PCdoB. Além disso, a atitude foi elogiada por todos os colegas de direita.

⇑ Jorge Trindade – Jorjão (Rede)
Em parceria com Alexandre Vargas e João Ricardo Vargas (PSDB), o edil voltou a apresentar o projeto que dispõe sobre vigilância armada 24 horas em bancos e cooperativas de crédito em Santa Maria. A proposta foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção do prefeito.

⇑ Celita da Silva (PT)
A parlamentar apresentou na quinta-feira (26) uma moção de apoio ao CPERS/Sindicato e acabou provocando um racha na base da situação. O governo até tentou uma manobra, mas acabou sofrendo com a ira de seus próprios colegas de bancada. No fim, a moção foi aprovado com apenas quatro votos contrários.

 

DESCE
⇓ Manoel Badke – Maneco (DEM)

Maneco conseguiu constranger seus colegas da base ao tentar manobrar contra moção ao CPERS/Sindicato. Foto Maiquel Rosauro

O líder do governo na Câmara fez uma acusação forte e em alto e bom som na terça. Mas como todo político de carreira, disse na sessão seguinte que foi mal interpretado por pessoas maldosas. Na quinta, conduziu mal a manobra contra a moção de apoio ao CPRES e viu sua base rachar.

⇓ Francisco Harrisson (PMDB)
Pagou o preço de defender o seu partido e ouviu diversas manifestações dos educadores durante seu discurso contrário à moção ao CPERS. Sua fala inclusive precisou ser interrompida para que o público nas galerias da Câmara se acalmasse e fizesse silêncio.

⇓ Jorge Pozzobom (PSDB)
O prefeito foi alvo de uma intensa campanha petista nas redes sociais na terça. O motivo: a “comemoração” de um ano da promessa de abertura do Hospital Regional no primeiro semestre de 2017. Até um bolo foi entregue ao seu irmão, Admar Pozzobom (PSDB), na sessão de terça.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Gente todos sabem minha opinião, sobre os vereadores, continuo a dizer que é muito vereador,, eles não tem o que fazer não precisa mais que nove, eles não tem o que fazer a não ser fazer moção, portanto o povo tem que se mobilizar para pedir a diminuição, com certeza a economia dava para assoaltar no minimo mil metros de rua por mês.

  2. Aliás, senhore(a)s vereadore(a)s, já estamos nas portas de novembro, já é tempo de discutir, pensar, antecipar-se estudos, do orçamento da cidade para 2018. É fato relevante para os próximos dois meses. Vão deixar para abrir essa “Caixa de Pandora” na última semana de dezembro?

    Pensem e ajudem a essa cidade a começar a se fazer autônoma financeiramente, para parar de vez de precisar de “passar o pires” em Brasília para investimentos na infraestrutura e na trafegabilidade das ruas de Santa Maria, com investimentos próprios. Isso sim tem de ser discutido, algo relevante. Ou vão inventar mais uma moção, para o Papai Noel, nas próximas semanas?

  3. Para a ilustre vereadora o valor está no “mundo do avesso”: dar força aos seus dirigentes ideológicos afins, que fazem uma greve política, fora da realidade e do bom senso, greve que não vai alterar em nada a condição salarial dos professores porque o problema é as contas públicas. E tem fato pior, os mesmos fazem tremenda força contra reformas para consertar as contas públicas. E sobre para os alunos. Onde está o real valor disso? Cadê a aura de herói para fazer merecer a homenagem? Herói é aquele que apesar das circunstâncias faz o melhor, vai além, não o que nada muda e ainda faz força para não melhorar. Professores que dão aulas mesmo assim e alunos que se esforçam buscando os conteúdos que faltam, vão além, são os que realmente merecem uma moção.

  4. Qual é a visão mais acertada nesse caso? Eis o real valor:

    Moção real quem tinha de receber com mais justiça seriam os professores, mais ainda os que estão dando aulas, cumprindo a sua missão maior de educar, dando aulas para não prejudicar os alunos que não têm nada a ver o problema das contas públicas. Não era o sindicato que tinha de receber.

    Quem mais tinha de receber moção seriam os alunos que estão sendo obrigados a ficar sem aulas e serão prejudicados nas provas do ENEM por falta de conteúdo, decorrente da greve. Que buscaram o conteúdo que falta, por conta, esses sim merecem. Não o sindicato. Pobres dos alunos, são sempre só “um detalhe”.

  5. Se os destaques da semana da Câmara foram moções, a coisa está complicada.

    Num dos casos, a moção de uma vereadora para os afins de um sindicato mostram o quanto o exercício da representação pública continua sendo usado por interesses muito menores por se basear em referências de valor menores. Já demonstro a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo