Destaque

ELEIÇÕES. Tucanos gaúchos elegem Dudu Leite e já resvalam para a oposição. Os petistas? Avaliam alianças

Leite é eleito presidente do PSDB e faz discurso que indica a porta de saída. Mas devagar. Já Pepe Vargas, do PT, faz declaração que…

Faltam 11 meses e pouco para o primeiro turno da eleição de 2018. No pleito estadual, a hora de esboços. Quase rascunhos do que poderá ser o cenário final, a ser montado entre abril e junho. Este sábado, como mostram duas matérias disponíveis na versão online do Correio do Povo (confira, lá embaixo, as sugestões de leitura), permitiu perceber o estágio em que se encontram pelo menos dois dos possíveis protagonistas do próximo ano.

De um lado, o PT, por aqui eterno rival do peemedebismo hoje no poder om José Ivo Sartori. De outro, o PSDB, aliado ocasional do peemedebismo, por conta da disputa ideológica. Tá, mas e qual o comportamento do momento petista e tucano? Que se diga: há novidades. Pelo menos na retórica.

O presidente gaúcho do PT, deputado Pepe Vargas, declarou que o partido poderá até abrir mão da cabeça de chapa. Ola, lá! Isso é, sim, algo diferente que acontece com os petistas – se, claro, se confirmar. Olha o que disse Vargas e tira tua conclusão: “Não diremos aos partidos que, para termos aliança, eles terão que aderir ao PT, assim como não queremos que digam que o PT deve aderir a suas pré-candidaturas para ser um aliado. Para nós, mais importante nestas eleições é apresentar uma perspectiva de desenvolvimento para o Estado.”

Já os tucanos… Bem, ao que tudo indica, a sigla amarela e azul começa a ensaiar um voo solo – o que significa deixar o governo com o qual contribui inclusive através de cargos no primeiríssimo escalão. Enfim, Eduardo Leite, eleito presidente do PSDB neste sábado, deixou entrever que a agremiação começa a resvalar para fora do governo Sartori. Inclusive porque irá se opor a ele em outubro de 2018.

Dedução claudemiriana? Claro. Mas vê se essa frase de Leite não significa exatamente isso: “Sartori definiu uma agenda que concordamos em parte, mas os futuros quatro anos precisarão ser diferentes. O atual governo se encurralou na pauta do ajuste fiscal e não conseguiu avançar em questões fundamentais para o desenvolvimento, como infraestrutura e educação”.

Que tal?

LEIA TAMBÉM:

“Eduardo Leite é eleito presidente estadual do PSDB”, de LUIZ SÉRGIO DIBE, no Correio do Povo (AQUI)

“PT avalia possíveis aliados para corrida ao Piratini”, no portal do CORREIO DO POVO (AQUI)

OBSERVAÇÃO: a imagem que ilustra esta nota é uma montagem com fotos do Feicebuqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Quando começam a falar em “infraestrutura” dá até medo. Em outros comentários já mencionei uma linha de trem na Grécia, gastaram uma fortuna, a passagem é subsidiada e até hoje quase não é usada. Um ministro chegou a comentar que sairia mais barato mandar as pessoas de taxi do que de trem. O problema é criar oferta onde a demanda é imaginária.
    Olimpíada no Brasil teve problemas semelhantes.

    https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/obras-viarias-da-copa-e-olimpiada-contribuiram-pouco-para-melhora-do-transporte-do-rio-aponta-ipea.ghtml

  2. Perspectiva petista para o RS não mudaram, idéias de jerico e incompetência. Estão falando com Jairo Jorge do plano B (que no caso é de Bosta). PT perdeu prefeituras, encolheu.
    Lactopurga está no time do Aécio Safadão ou dos “superéticos”?
    Governo atual não consegue nem pagar salário em dia.

  3. Dudu Milk virá com o mesmo discurso manso de yerda, anamelha, don afoito & tumelero: “sem ódio, sem divisão, fazendo a Boa Política”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo