AssembleiaCidadaniaPolítica

ESTADO. Militante do movimento negro na cidade, Sandra Aires recebe trofeu da Assembleia Legislativa

Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos aconteceu hoje, na Assembleia. Sandra Aires (com o prêmio) é a santa-mariense lembrada

Por TIAGO MACHADO (texto) e CHRISTIANO ERCOLANI (foto), da Assessoria do Parlamentar

Santa Maria foi destaque na entrega do Troféu Deputado Carlos Santos 2017, iniciativa da Assembleia Legislativa que homenageia homens e mulheres que contribuíram para a valorização da comunidade negra do Rio Grande do Sul. Agraciada com o prêmio, a santa-mariense, militante do movimento negro e fisioterapeuta, Sandra Aires, a Sandra de Oxum, recebeu o troféu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, e do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) nessa quarta (22), no plenário do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre. “É momento de delimitar espaços e de reafirmar a mulher negra e de matriz africana como protagonista na sociedade”, afirmou ela após receber a homenagem.

Para o deputado Valdeci, a escolha de Sandra foi mais do que justa. “A Sandra tem uma extensa caminhada de luta em defesa da mulher negra, da cultura negra e da promoção da igualdade. É emocionante quando uma trajetória assim recebe um reconhecimento extremamente simbólico, como é o caso do Troféu Carlos Santos”, destacou Valdeci.

Além de Sandra, receberam o Troféu Carlos Santos 2017 o músico profissional Cláudio Barulho, o comerciário Everton da Rosa Alves, a enfermeira Elaine Soares e a agente de saúde comunitária Josiane Rodrigues de Oliveira. Na mesma solenidade, também foi entregue a Medalha Zumbi dos Palmares a outras cinco personalidades negras gaúchas.

TROFÉU CARLOS SANTOS – Jornalista e sindicalista, o deputado Carlos Santos foi o primeiro negro a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa e a ocupar o cargo de governador do Estado, durante a década de 60. O Troféu Deputado Carlos Santos foi criado em 2009 e, desde 2010, é entregue anualmente na Assembleia Legislativa, dentro da semana onde é comemorado o Dia da Consciência Negra. A seleção dos agraciados de cada edição é feita pelas bancadas legislativas e, posteriormente, pela Mesa Diretora da Assembleia, composta por parlamentares de diferentes partidos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo