Feisma 2017

FEISMA. Em parceria com o Sebrae, escolas da rede municipal apresentam projetos de empreendedorismo

Atividades e ações em prática nas escolas José Paim de Oliveira e Bernardino Fernandes podem ser conferidas no Pavilhão Colonial

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Feisma – a multifeira de Santa Maria é um evento bianual que movimenta centenas de expositores do Município e da Região Central do Estado. Até o dia 19 de novembro, milhares de pessoas cruzarão os pavilhões do Centro Desportivo Municipal (CDM) para conhecer as atrações que, nesta 30ª edição, conta com um estande da Prefeitura de Santa Maria. No espaço, as escolas municipais José Paim de Oliveira, do distrito de São Valentim, e Bernardino Fernandes, de Pains, apresentam os projetos voltados ao empreendedorismo que estão sendo desenvolvidos nas instituições em parceria com o Sebrae-RS.

As propostas praticadas nas escolas fazem parte do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), que busca fomentar a educação e a cultura empreendedora desde cedo. As atividades e as ações que já estão em prática nas instituições podem ser conferidas no Pavilhão Colonial. O objetivo da Prefeitura Municipal é cada vez mais ampliar o número de escolas que abordem o empreendedorismo nas salas de aulas, já que o tema abre interessantes oportunidades, fazendo os alunos a refletirem desde cedo sobre o tema.

“Além dos projetos do empreendedorismo também estamos apresentando trabalhos voltados à valorização do homem do campo, já que nossa escola é do meio rural. Ao todo, 130 alunos são beneficiados pelo JEPP”, ressaltou a vice-diretora da José Paim de Oliveira, Silvia Rocha.

De acordo com a supervisora dos anos finais da escola, Laura Moreira, o JEPP busca, ao longo da capacitação, levar várias abordagens aos alunos, como os custos dos produtos, os lucros obtidos e a administração financeira. Destaca-se, ainda, o olhar para a permanência dos jovens no campo e maneiras, a partir do curso, de eles se sustentarem futuramente em suas propriedades.

PROFESSORES CAPACITADOS

No mês de julho, 32 professores das duas escolas realizaram o curso, ministrado por profissionais do Sebrae/RS. Os conhecimentos adquiridos estão sendo repassados aos alunos do 1º ao 9º ano das instituições, envolvendo-os no ato de fazer, pensar e aprender – características dos comportamentos empreendedores. Por pelo menos duas horas semanais, os alunos trabalham o empreendedorismo nas escolas.

Na capacitação realizada, os professores aprenderam sobre as técnicas do JEEP e sobre as ações que devem ser realizadas em cada ano. Na Feisma, as pessoas que passarem pelo estande também poderão conhecer um pouco mais sobre os programas que estão sendo aplicados nas instituições.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores
6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

EDUCAÇÃO FISCAL

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) também divide o espaço com as escolas. No local, o público poderá conhecer sobre as ações do programa e, além disso, receberá orientações sobre a importância dos tributos e, também, da necessidade de pedir nota fiscal para garantir o pleno desenvolvimento da cidade.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR TODAS AS MATÉRIAS DA COBERTURA DA FEISMA 2017, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo