Coluna Observatório. O sofisma de JC Maciel da Silva
A seção Luneta
Mistério??? Não para o leitor de Observatório, que leu em 26 de maio de 2007 (há mais de nove meses portanto) a notícia sobre o futuro de Werner Rempel.
A nota Caminho livre para Pimenta. O subtítulo: deputado candidato a prefeito. Werner vai disputar a vereança. Aqui, você sabe antes. No caso, beeeem antes.
Semana passada, a coluna cometeu um erro, pelo qual pede desculpas ao leitor. E uma injustiça, pela qual quer o perdão de Valdeci Oliveira.
Como corrige Daniel Arruda Coronel, santa-mariense que faz doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Viçosa (UFV) e lê a coluna pela internet, o prefeito não era suplente de deputado, quando concorreu em 2000, como aqui se escreveu.
Na verdade, Valdeci, no pleito de 1994, conquistou 43.264 votos e foi o oitavo dos oito eleitos pelo PT, para a Câmara Federal.
Por falar em candidato, uma regional: Julio Ghislene é um dos jovens concorrentes à vereança em Jarí, pelo PMDB. E ele, ao que parece, tem padrinho forte em Santa Maria.
De acordo com o noticiário distribuído pela assessoria da Câmara, na sessão de terça-feira, o vereador JC Maciel da Silva, do PMDB, disse que há jornalistas que atacam os vereadores e não lembram que fazendo isso estão atacando uma entidade representativa da população.
A coluna não tem a mais remota idéia do possível alvo (se é que havia algum) do edil campeão de votos, mas há um evidente equívoco na afirmação. E um sofisma de JC.
A ser correto o argumento, à menor crítica a jornalista se poderia dizer que quem está sendo atacada é a imprensa como um todo. O que é, no mínimo, uma bobagem.
Afinal, profissionais de rádio, tv, jornal e internet erram. E muito. E a mídia, como se sabe, também. Embora tenha dificuldade em admitir.
A propósito, conforme o mestre Aurélio, se alguém eventualmente não sabe, a palavra sofisma significa argumento que parte de premissas verdadeiras, ou tidas como verdadeiras, e chega a uma conclusão inadmissível, que não pode enganar ninguém, mas que se apresenta como resultante das regras formais do raciocínio; falácia.
Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h45, na rádio Antena 1; às 19h30 no programa Pampa Boa Noite, da TV Pampa, e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.