CÂMARA. CPI do Parque de Máquinas constata sucateamento e a depreciação de equipamentos
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2017/12/maiquel-CPI-marion-lendo-relatório.jpg)
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site
“Os gestores até o período de 2016, da pasta de Infraestrutura e Serviços Urbanos permitiram, smj (salvo melhor juízo), o sucateamento e depreciação de máquinas e veículos. Assim, não zelaram adequadamente do patrimônio público da Prefeitura de Santa Maria”.
O parágrafo acima consta no Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Parque de Máquinas, formada pelos vereadores Juliano Soares – Juba (PSDB), Vanderlei Araujo (PP) e Marion Mortari (PSD). O documento não cita nomes dos responsáveis, mas deixa claro diversos casos de omissão que levaram ao sucateamento do maquinário.
A CPI promoveu 17 oitivas entre os dias 4 de outubro e 24 de novembro, analisou documentos de uma sindicância da Prefeitura e também realizou diligências externas nos locais onde se encontravam as máquinas.
“Nós apuramos indícios, e alguns restaram comprovados no que se refere ao sucateamento e abandono de maquinário. Merecem ser analisados pelo Ministério Público”, explica Juba.
O principal destaque do relatório é o resultado da perícia realizada pelo 2º sargento Engenharia, do 4º Batalhão Logístico, Rodrigo Wegner Aires. O profissional analisou oito máquinas e constatou que apenas três são consideradas inservíveis (sem utilidade). Além disso, nenhuma possui livro de registro (confira detalhes na tabela).
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2017/12/maiquel-CPI-tabela.jpg)
Trator esteira
Em relação ao trator esteira que se encontra desde agosto de 2015 em uma oficina no Bairro Lorenzi, Aires indica que o equipamento está em perfeitas condições de voltar à ativa desde que seu conserto não ultrapasse 20% do seu valor de mercado. Já a CPI deixa para o Ministério Público apurar a responsabilidade quanto à máquina estar em uma oficina particular há mais de dois anos.
Escavadeira Hidráulica Volvo Samsung
A máquina ficou dois anos na empresa Mak Máquinas, que presta serviço de manutenção para o maquinário da Prefeitura. A CPI concluiu que houve omissão dos ex-gestores da pasta de Infraestrutura, uma vez que os atuais responsáveis pela secretaria reativaram a oficina do Parque de Máquinas e já realizaram o conserto.
Licitação para aquisição de máquinas chinesas
Quanto às denúncias da aquisição das máquinas chinesas, a CPI não vislumbrou qualquer tipo de improbidade. A investigação comprovou que o Município não tinha alternativa já que o processo licitatório iniciou antes do governo passado.
Central Turbos
Uma camionete D-20 ficou dois anos parada na empresa Central de Turbos. A CPI constatou que houve omissão dos antigos gestores da Secretaria de Infraestrutura, pois poderiam ter retirado o veículo do local a qualquer momento.
Resultados
Uma cópia do Relatório Final da CPI será encaminhada para apuração do Ministério Público. Além disso, a investigação sugere que a Prefeitura passe a manter ativo o livro de registro de todos os seus veículos; que tenha controle sobre a aquisição de produtos, peças e empresas prestadores de serviços; e acolha o parecer do mecânico do Exército em relação à viabilidade de conserto das máquinas.
Clique AQUI e confira na íntegra o relatório da CPI.
Vai dar nada. Pelo menos fica registrado o estado atual das coisas e serve para comparação em datas futuras.
Não sei se dá para chamar de gestor alguém que “pega no batente” de manhã, sai no final da tarde e passa o dia inteiro esperando os problemas chegarem na própria mesa.
SMJ fica clara a RESPONSABILIDADE: OS GESTORES.
De cima para baixo e não o inverso que será descobrir o Zézinho para só depois ir subindo e chegar em Secretário e Prefeito: OS GESTORES.
Faltam nomes mas no Calçadão eles são proferidos sem medo ou pudor, a população sabe que são os Gestores, faltou coragem dos vereadores em citar nomes, mas para muitos basta a esta palavra: GESTORES.