Câmara de VereadoresPolíticaPrefeitura

CÂMARA. CPI do Parque de Máquinas constata sucateamento e a depreciação de equipamentos

Marion Mortari leu o Relatório Final, no Plenário, na tarde dessa terça. Material será encaminhado para apuração do Ministério Público

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

“Os gestores até o período de 2016, da pasta de Infraestrutura e Serviços Urbanos permitiram, smj (salvo melhor juízo), o sucateamento e depreciação de máquinas e veículos. Assim, não zelaram adequadamente do patrimônio público da Prefeitura de Santa Maria”.

O parágrafo acima consta no Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Parque de Máquinas, formada pelos vereadores Juliano Soares – Juba (PSDB), Vanderlei Araujo (PP) e Marion Mortari (PSD). O documento não cita nomes dos responsáveis, mas deixa claro diversos casos de omissão que levaram ao sucateamento do maquinário.

A CPI promoveu 17 oitivas entre os dias 4 de outubro e 24 de novembro, analisou documentos de uma sindicância da Prefeitura e também realizou diligências externas nos locais onde se encontravam as máquinas.

“Nós apuramos indícios, e alguns restaram comprovados no que se refere ao sucateamento e abandono de maquinário. Merecem ser analisados pelo Ministério Público”, explica Juba.

O principal destaque do relatório é o resultado da perícia realizada pelo 2º sargento Engenharia, do 4º Batalhão Logístico, Rodrigo Wegner Aires. O profissional analisou oito máquinas e constatou que apenas três são consideradas inservíveis (sem utilidade). Além disso, nenhuma possui livro de registro (confira detalhes na tabela).

Parecer de mecânico perito do Exército em relação a oito máquinas da Prefeitura Municipal. Apenas três são consideradas sem utilidade

Trator esteira

Em relação ao trator esteira que se encontra desde agosto de 2015 em uma oficina no Bairro Lorenzi, Aires indica que o equipamento está em perfeitas condições de voltar à ativa desde que seu conserto não ultrapasse 20% do seu valor de mercado. Já a CPI deixa para o Ministério Público apurar a responsabilidade quanto à máquina estar em uma oficina particular há mais de dois anos.

Escavadeira Hidráulica Volvo Samsung

A máquina ficou dois anos na empresa Mak Máquinas, que presta serviço de manutenção para o maquinário da Prefeitura. A CPI concluiu que houve omissão dos ex-gestores da pasta de Infraestrutura, uma vez que os atuais responsáveis pela secretaria reativaram a oficina do Parque de Máquinas e já realizaram o conserto.

Licitação para aquisição de máquinas chinesas

Quanto às denúncias da aquisição das máquinas chinesas, a CPI não vislumbrou qualquer tipo de improbidade. A investigação comprovou que o Município não tinha alternativa já que o processo licitatório iniciou antes do governo passado.

Central Turbos

Uma camionete D-20 ficou dois anos parada na empresa Central de Turbos. A CPI constatou que houve omissão dos antigos gestores da Secretaria de Infraestrutura, pois poderiam ter retirado o veículo do local a qualquer momento.

Resultados

Uma cópia do Relatório Final da CPI será encaminhada para apuração do Ministério Público. Além disso, a investigação sugere que a Prefeitura passe a manter ativo o livro de registro de todos os seus veículos; que tenha controle sobre a aquisição de produtos, peças e empresas prestadores de serviços; e acolha o parecer do mecânico do Exército em relação à viabilidade de conserto das máquinas.

Clique AQUI e confira na íntegra o relatório da CPI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Vai dar nada. Pelo menos fica registrado o estado atual das coisas e serve para comparação em datas futuras.
    Não sei se dá para chamar de gestor alguém que “pega no batente” de manhã, sai no final da tarde e passa o dia inteiro esperando os problemas chegarem na própria mesa.

  2. SMJ fica clara a RESPONSABILIDADE: OS GESTORES.
    De cima para baixo e não o inverso que será descobrir o Zézinho para só depois ir subindo e chegar em Secretário e Prefeito: OS GESTORES.
    Faltam nomes mas no Calçadão eles são proferidos sem medo ou pudor, a população sabe que são os Gestores, faltou coragem dos vereadores em citar nomes, mas para muitos basta a esta palavra: GESTORES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo